Publicada em 21/10/2019 às 08h36.
Derrame cerebral: como identificar os primeiros três sintomas de um AVC
A maioria das pessoas que sofre deste mal não identifica o que está a acontecer no momento em que o derrame ocorre e não procura assistência.

Imagem: Reprodução


A intervenção médica imediata é fundamental para limitar os danos provocados pelo acidente vascular cerebral (AVC) no cérebro, que são na maioria das vezes devastadores.


Tal intervenção pode, de fato, marcar a diferença entre ter uma lesão cerebral leve ou uma grave incapacidade ou até morte.


Todavia, a maioria das pessoas que sofre deste mal não identifica o que está a acontecer no momento em que o derrame ocorre e não procura assistência médica mesmo após várias horas de surgirem os primeiros sintomas.


Com frequência, os pacientes minimizam esses sinais de alarme, e acreditam que são temporários. Mas, após poucos minutos em que a circulação do sangue no cérebro é interrompida, as células começam a morrer.


Sintomas


O sintoma mais comum do derrame é a sensação de fraqueza repentina no rosto, no braço ou na perna, quase sempre de um lado do corpo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


De acordo com o serviço de saúde pública do Reino Unido (NHS), é imperativo chamar imediatamente os serviços de emergência caso seja notado algum dos seguintes sintomas:


Paralisação no rosto: uma parte do rosto pode parecer ‘pendurada’. O paciente pode não conseguir sorrir, ou a boca e o olho podem parecer flácidos.


Fraqueza nos braços: quem está a sofrer um AVC pode não ser capaz de levantar os dois braços e mantê-los suspensos. Pode, por exemplo, sentir-se fraco ao levantar um copo. Outro sinal de alerta é a dormência no braço.


Dificuldade na fala: o paciente pode perceber que a sua fala está mais lenta, articular mal as palavras ou dizer coisas confusas e incoerentes. Algumas pessoas podem ficar totalmente incapazes de falar, apesar de estarem acordadas.


Outros sintomas a ter em atenção referem-se a problemas súbitos com um ou ambos os olhos; dificuldade repentina em andar; tonturas; perda de equilíbrio ou falta de coordenação; dor de cabeça súbita e severa; confusão e problemas de percepção.


O que ocorre durante um derrame?


Como todos os órgãos, para funcionar corretamente, o cérebro necessita de oxigênio e dos nutrientes que o sangue transporta. O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando esse fluxo sanguíneo é interrompido.


Isso pode acontecer devido a um coágulo que bloqueia a passagem do sangue ou a rutura de um vaso sanguíneo no cérebro.

 

O NHS estima que uma em cada quatro pessoas que sofrem um derrame cerebral morre - e aqueles que sobrevivem muitas vezes adquirem sérios problemas a longo prazo como danos cerebrais.


Pessoas mais velhas correm maior risco de ter um AVC, embora a condição possa acontecer a qualquer idade, incluindo entre crianças.


Mas, de acordo com a médica e apresentadora da BBC Saleyha Ahsan, a probabilidade de sofrer um derrame cerebral duplica a cada década após os 55 anos.


Recomendações chave


Ahsan recomenda monitorizar a taxa de batimentos cardíacos por minuto.


A fibrilação atrial, um distúrbio do ritmo cardíaco que gera batimentos irregulares, pode multiplicar o risco de AVC em cinco vezes.


Além disso, é importante estar atento e pedir ajuda médica se sofrer mini derrame, conhecido na medicina como acidente isquêmico transitório (AIT).


Neste caso, os sintomas são os mesmos, mas temporários, e desaparecem antes das 24 horas. Às vezes, podem durar apenas alguns minutos.


Mas ignorá-los é perigoso: de acordo com Ahsan, uma em cada 12 pessoas que tem um mini derrame sofre um grande AVC em menos de uma semana.


Muitos especialistas alertam que, além da hipertensão, colesterol, diabetes e fibrilação atrial existem outros fatores que aumentam o risco de sofrer um AVC, como tabagismo, obesidade, falta de atividade física e a ingestão de uma dieta rica em gorduras e açúcares.


FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI