Publicada em 24/10/2019 às 09h11.
É #FAKE que embalagens revelem origem das manchas de óleo
Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais apontam marcas impressas nas embalagens como responsáveis pelo vazamento.

Imagem: Reprodução/G1 


Circula pelas redes sociais vídeos e fotos em que pessoas na praia manipulam uma embalagem plástica contendo uma parte do óleo que atingiu o litoral do Nordeste brasileiro. Legendas e áudios afirmam que a empresa que tem o nome impresso na embalagem é a responsável pelo vazamento. As mensagens são #FAKE.


Os sacos, na verdade, são das luvas usadas pelos voluntários. E a empresa 'Mapa Professionnel', que aparece na embalagem, é simplesmente a produtora deste material. A empresa tem unidades espalhadas por todo o mundo, incluindo o Brasil.


O Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha do Brasil, Ibama e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), fez uma nota em que esclarece que o pacote de luvas com resíduos oleosos em seu interior não é elemento de investigação, "tendo em vista que se trata de um material utilizado pelos voluntários para armazenamento do óleo encontrado na areia, não levantando, portanto, suspeita com relação à origem do óleo".


A nota diz ainda que o material citado é "uma embalagem de luvas de proteção reutilizada para colocar os resíduos".


As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 200 localidades em 78 municípios de 9 estados desde o início de setembro – segundo o balanço mais recente do governo. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.


A origem do material poluente ainda está sob investigação.


FONTE: G1 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI