Publicada em 25/10/2019 às 07h06.
Casos de intoxicação causados pelo óleo são registrados no Litoral Sul
Do total, 17 casos foram no município de São José da Coroa Grande e dois em Ipojuca.

Imagem: reprodução do Google


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou a ocorrência de 19 casos de intoxicação causados pelo óleo de origem não identificada que vem contaminando as praias do Nordeste, até a última quinta-feira (24). Do total, 17 foram em São José da Coroa Grande, e dois em Ipojuca, municípios localizados no Litoral Sul do estado.


Os pacientes foram atendidos após apresentarem sintomas de intoxicação devido ao contato com a substância tóxica e pelo uso indevido de solventes para retirada do produto. Eles apresentaram sintomas leves como vômito, náusea e ardência nos olhos.


Equipes da Vigilância em Saúde da SES-PE estão realizando visitas de campo nas praias onde ocorrem os mutirões de limpeza do óleo, assim como nas unidades de saúde. Foram visitados, até o momento, os municípios do Cabo de Santo Agostinho (Praia do Paiva, Suape, Itapuama, Calhetas, Gaibu), São José da Coroa Grande, Goiana (Praia de Catuama e Ponta de Pedra) e Itamaracá (Praia do Pilar, Forte Orange e Jaguaribe), além de Barra de Jangada e Janga.


O objetivo da operação é alertar profissionais da saúde sobre sintomas de intoxicação, e do preenchimento correto da Ficha de Investigação de Intoxicação Exógena no Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação.


De acordo com a SES-PE o recomendável é nunca usar solventes, como querosene, gasolina, álcool, acetona e tíner, para remoção, já que esses produtos podem ser absorvidos e causar lesões na pele.


Confira os cuidados necessários caso haja um possível contato direto ou indireto com a substância:


- Para a remoção, usar óleo de cozinha (óleos de origem vegetal), ou outros produtos contendo glicerina ou lanolina;


- Durante as atividades de retirada do óleo, recomenda-se evitar o contato direto com a substância por meio do uso de máscara descartável, luvas de borracha resistente, botas ou galochas de plástico ou outro material impermeável;


- Não se deve usar tênis, chinelo, bota de trilha nem ir descalço aos locais contaminados. - É importante vestir roupas que cubram as pernas e os braços, se possível, de material impermeável.


FONTE: FOLHA PE 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI