Publicada em 25/10/2019 às 07h27.
Apuração mostra vitória de Evo Morales na Bolívia em 1º turno
Foram quase cinco dias de contagem até definir que o político conseguiu seu quarto mandato consecutivo.

Imagem: AFP


Em uma apuração cheia de desconfiança e com várias idas e vindas, o resultado oficial apontou, na quinta-feira (24), a vitória de Evo Morales na disputa para a presidência da Bolívia.


Foram quase cinco dias de contagem até definir que o político conseguiu seu quarto mandato consecutivo. No meio da noite de ontem, com 99,97% das urnas apuradas, o presidente tinha 47,07% dos votos, contra 36,51% de Carlos Mesa.


Essa margem de dez pontos percentuais é suficiente para a reeleição dele. E, mesmo com os votos restantes para apurar, não seria mais possível a mudança.


A indefinição em relação à apuração trouxe problemas para o país, culminando com a convocação de uma greve geral e protestos na terça-feira (22).


A OEA (Organização dos Estados Americanos) foi convocada para uma auditoria e considerou que a realização de um segundo turno seria a melhor opção para os bolivianos.


Isso, porém, foi refutado pelo governo boliviano. Evo Morales ainda chamou a oposição para fazer parte da auditoria da apuração e exigiu provas de que houve fraude durante o pleito.


O governo brasileiro, os Estados Unidos e a União Europeia também defenderam a realização de um segundo turno para "assegurar transparência às eleições".


Entenda o vaivém das eleições


- Domingo


89% das urnas foram apuradas pela contagem de votos um a um e pelo registro das atas. A apuração feita pelas atas foi interrompida às 22h40, mas o de cédulas individuais continuou. O resultado indicava 2º turno.


- Segunda


Pela manhã, a contagem por votos um a um mostrava um resultado diferente da apuração por atas, o que daria a vitória a Evo. À noite, com 95% das urnas apuradas pelo método um a um, Evo foi anunciado vencedor no 1º turno, com 46,86% dos votos contra 36,73% de Carlos Mesa.


- Terça


A contagem por atas, paralisada na noite de domingo, foi retomada. Com 95% das urnas apuradas, mostrava Evo vencedor por estreita margem.


- Quarta


Voltou a ser considerada a contagem manual. Com 97,40% das urnas apuradas, Evo tinha 46,67% dos votos, contra 36,86% de Mesa -uma diferença de 9,81 pontos percentuais. Esse resultado indica 2º turno.


- Quinta


Às 15h17, com 99,16% das urnas apuradas, Evo tinha 46,96% dos votos, contra 36,59% de Mesa. Esse resultado daria a vitória a Evo em primeiro turno. Horas depois, o resultado oficial confirmou a vitória -47,07% dos votos, contra 36,51%.


FONTE: FOLHA PE 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI