Publicada em 22/11/2019 às 07h39.
Evento gratuito incentiva o hábito de leitura entre as crianças
A 2ª Feira da Literatura Infantil (Flitin) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, na APL, no Recife.

Imagem: G1 / Reprodução 


A Segunda Feira da Literatura Infantil (Flitin) acontece entre os dias 28 e 1º de dezembro. O evento, que teve a programação divulgada é realizado na Academia Pernambucana de Letras (APL), no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, e reúne atividades para incentivar o hábito da leitura nas crianças, contando com ateliê, palco, auditório e quintal.


Entre as atividades previstas na Flitin estão a realização de atividades como oficinas, bate-papos, contação de história, shows e cinema, além de dez expositores e editoras. O horário de funcionamento é das 9h às 20h. A programação é inteiramente gratuita.


Uma aula-espetáculo ministrada pela cantora, compositora e contadora de histórias pernambucana Carol Levy é um dos destaques da programação. Ela ensina os pais a contarem histórias para os pequenos de uma forma atraente.


Outra atração do evento é a roda de conversa "Com livros e com afeto: experiência de leitura em família". A ideia é mostrar a experiência de pessoas com a leitura dentro de casa.


A cada dia, a programação termina com um show voltado ao público infantil, como o da própria Carol Levy e o de Tio Bruninho.


A iniciativa faz parte do Circuito Cultural de Pernambuco, que entre 2019 e 2020 realizará 18 feiras em todas as regiões do Estado.


Lançamentos


Durante a Flitin, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançará "O menino mais estranho do mundo", de Helder Herik, e "O pedido de Clarice", de Tadeu Pereira.


O primeiro título, vencedor do IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantojuvenil 2018, é escrito pelo garanhuense Helder e ilustrado Luísa Vasconcelos.


O livro conta a história de Dário, um menino que tinha uma maneira diferente de enxergar o mundo. Seus animais de estimação eram sapos e aranhas. Já as letras dos livros de Dário fugiam deles como formigas, numa alusão poética à dislexia do autor.


"O pedido de Clarice" foi escrito pelo paulista Tadeu Pereira e ilustrado por David Alfonso. É uma narrativa que se passa dentro do bolo de aniversário de Clarice, prestes a apagar as velinhas do seu aniversário de 8 anos e fazer um pedido.


Nesse momento, a avelã tatuada com o pedido se perde entre jujubas, doce de leite, marshmallows e balas de goma. Os 'fofonhos' e 'momonhos' têm a tarefa de fazer com que o pedido seja realizado ou que não o seja.


No fim do livro, há um espaço para o leitor interagir, escrevendo um final alternativo ou revelando o que entendeu da história.


O poeta Miró da Muribeca também participará da Flitin. Ele vai conversar com o público sobre "Atchim!", o primeiro livro dedicado ao público infantil. Trata-se de um poema sobre as perguntas que as crianças costumam fazer sobre a vida e sobre Deus.


FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI