Publicada em 05/12/2019 às 09h05.
Programa Atitude tem reconhecimento internacional
Iniciativa pernambucana que acolhe usuários de drogas é um dos destaques em livro do Governo Alemão que aborda redução de danos em sete países.

Imagem: reprodução do Google


O programa Atitude, que oferece acolhimento para usuários de drogas e auxílio aos seus familiares, foi reconhecido internacionalmente como uma das iniciativas promissoras de redução de danos em sete países. Ele é o único do Brasil a integrar o livro "Limites da Correria - Redução de danos para usuários de drogas estimulantes", publicado pelo governo da Alemanha, por meio da Parceria Global em Políticas de Drogas e Desenvolvimento, em conjunto com a Organização Mainline.


Agora, a Escola Livre de Redução de Danos prepara o lançamento da obra em português durante o seminário que marca os 30 anos da redução de danos no Brasil e celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.


Durante seus oito anos de trajetória, o Atitude recebeu reconhecimento nacional e internacional, serviu de base para pesquisas científicas e discussões sobre o tema. De janeiro a setembro deste ano, foram realizados quase 132 mil atendimentos pelo programa nas cidades de Recife, Jaboatão e Cabo, na Região Metropolitana, além de Caruaru, no Agreste.


A ação governamental surgiu em 2011 como parte da política estadual de segurança pública, interligado à política de assistência social, com dois objetivos: reduzir os homicídios, descritos oficialmente nas estatísticas como crimes violentos letais intencionais (CVLIs), e ajudar pessoas que usam crack e estão em situações violentas e vulneráveis e seus familiares.


A iniciativa trabalha para aumentar a qualidade de vida das pessoas, promover proteção social, prevenir a criminalidade e evitar o encarceramento. Há quatro modalidades de atuação: o Atitude nas Ruas (itinerante), o Centro de Acolhimento (modelo casa de passagem), o Acolhimento Intensivo (proteção integral) e o Aluguel Social (benefício).


De acordo com a presidenta do Conselho Estadual de Política sobre Drogas (Cepad), Priscila Gadelha, outro diferencial é o serviço de acolhimento intensivo em separado voltado especificamente para mulheres (cis e trans), mães, gestantes e suas famílias. "O Atitude é uma conquista de todas e todos, da sociedade. Uma política governamental que precisa seguir firme, estruturada e laica”, comenta.


Para o secretário de Políticas de Prevenção às Drogas, Clóvis Benevides, a indicação representa o reconhecimento do trabalho do Governo de Pernambuco nos últimos oito anos desde a concepção, à implementação e a gestão efetiva do programa, que é hoje o maior na perspectiva de cuidado e redução de danos no Brasil.


"Atribuo primeiramente à capacidade de intervenção das equipes na oferta do atendimento, ao respeito às escolhas e trajetória dos usuários e à metodologia de organização do programa", disse Benevides.


Ainda segundo ele, na semana passada foi constituído um grupo de trabalho que vai reorganizar os contratos das Organizações Sociais parceiras. "É um momento de avaliar como foi a execução do ponto de vista dos resultados operacionais, mas também refazer uma rodada de diálogo com técnicos, coordenadores de núcleos, coletivos e áreas da universidade para que a nova licitação traga as adequações eventualmente necessárias e consolide os avanços dos bons resultados", disse.


As atividades que posteriormente formariam o Atitude começaram em 2007. As cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes tinham centros para jovens que sofreram casos de violência que forneciam alimentação, oficinas, auxílio financeiro e ajuda com geração de renda.


Os casos de uso de drogas eram encaminhados aos Caps AD. Quando os centros formaram as equipes de abordagem social, elas começaram a alcançar uma população em situação de rua que usava drogas e sofria ameaças de morte. Tal cenário promoveu no Governo do Estado a necessidade de visão ampliada e com novos horizontes, dando origem aos atendimentos em redução de danos no contexto de violência e proteção à vida.


Seminário


O lançamento do livro Limites da Correria acontecerá durante o seminário internacional "Os 30 anos da Redução de Danos no Brasil", que acontecerá nas próximas segunda e terça-feira. O evento terá uma série de debates e será realizado no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Centro do Recife, mas as inscrições já estão encerradas.


FONTE: FOLHA PE 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI