Imagem: Divulgação
Celular que não vibra é uma reclamação que atinge muitos usuários de diferentes modelos de smartphones. Existem formas de identificar a falha e resolver com ajustes feitos pelo próprio usuário. Confira algumas dicas que podem resolver o problema em diversos aparelhos.
1. Confira o volume da campainha
Em alguns casos, existe a possibilidade do celular estar apenas com a opção de sons ativada ou no modo silencioso. Para resolver o problema, tente aumentar ou diminuir o volume do aparelho nos botões laterais. Dessa forma, é possível verificar se o modo de vibração está ativado.
Outra forma é apertar estes mesmos botões e verificar quais volumes estão sendo selecionados. Pode ser que o usuário tenha escolhido alterar apenas o som multimídia ou o volume dos toques - que definem a opção de vibração do aparelho. Alterar a configuração pode fazer com que o celular volte a vibrar.
2. Desative o modo Não perturbe
Na configuração básica, o modo Não perturbe desativa todas as notificações e vibrações do aparelho para evitar que o usuário seja incomodado. Para descobrir se esse é o motivo que faz com que o celular não vibre, vá nas configurações de sons e notificações do smartphone e verifique se a opção está ativada.
Em alguns aparelhos, este modo pode ser desativado ao acessar a parte superior da barra de notificações. Geralmente a opção é indicada pelo símbolo da meia-lua.
3. Desabilite o Modo Stamina
Os aparelhos da linha Sony Xperia possuem um modo especial de economia de bateria, conhecido como Modo Stamina. Dentre outras funções, este modo restringe a vibração do smartphone com o objetivo de prolongar a utilização do aparelho ao gastar menos energia.
Para desabilitar este modo, basta ir às configurações de bateria e desativar essa alternativa de economia. Outra opção é manter o modo ativado, mas selecionar uma das categorias que não afete a função de vibração do aparelho.
4. Reinicie o celular
Nestes casos, o bom e velho truque de reiniciar o aparelho também pode ser eficiente. Seja por um erro momentâneo ou até mesmo em caso de pane no sistema, por exemplo, as vibrações do smartphone podem ser interrompidas.
Para isso, desligue o celular e ligue após alguns segundos, esse método é o mais básico e um dos mais recomendados pelas principais fabricantes de smartphones.
5. Restaure o celular para os padrões de fábrica
O último passo antes de consultar a assistência é restaurar o celular para os padrões de fábrica. Antes de realizar esse processo, é recomendado que o dono do aparelho faça um backup dos seus arquivos, uma vez que essa tarefa vai excluir todos as fotos, vídeos e outros documentos do smartphone. Depois, basta acessar as configurações do aparelho e selecionar a opção de restauração para que todo o celular volte para as configurações iniciais.
Vale lembrar que caso nenhuma dessas dicas funcione, é recomendado levar o celular em uma assistência técnica especializada para que o profissional faça o diagnóstico preciso e solucione o problema da forma mais eficiente.
FONTE: TECHTUDO