Publicada em 24/11/2015 às 10h16.
Campanha do Desarmamento arrecada mais de 900 armas em 2015
As armas mais entregues são revólveres, espingardas e pistolas, e as munições de calibre 38

A Polícia Federal em Pernambuco totaliza 8.841 armas e 16.051 munições apreendidas durante a Campanha do Desarmamento. Os números correspondem ao período de 14 de maio de 2011 até o último domingo (22) e correspondem a seis armas entregues por dia e 42 por semana e 168 por mês. Já as munições totalizam 10 entregues por dia.


As armas e calibres de munições mais entregues em Pernambuco são revólveres, espingardas e pistolas, já as munições são as de calibre 38. As principais razões que estimulam o desarmamento com a consequente entrega voluntária de armas são o anonimato e a rapidez no pagamento da indenização que é efetuado em até 48 horas em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil. Em todos os casos, será sempre preservado o anonimato das pessoas que realizarem a entrega de armas e munições e nenhum questionamento será feito a quem estiver entregando.


Além das armas de fogo, também são recebidas munições armas de brinquedo, simulacros, armas artesanais ou de fabricação caseira, porém sem o pagamento de indenização. As armas arrecadadas na campanha são enviadas para o exército afim de que seja procedida a sua consequente destruição. Há casos, porém em que o anonimato não interessa ao cidadão, como ocorre com os possuidores e proprietários de armas adquiridas legalmente e que manifestam o desejo de baixar tal registro do Sistema Nacional de Armas (Sinarm).


Além dos postos da PF no Recife, Caruaru e Salgueiro e da Polícia Rodoviária Federal, que fica localizada no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, também recebem armas 22 postos Polícia Militar, além de um posto itinerante, numa parceria firmada entre a PF e a SDS-PE, facilitando assim o acesso das pessoas para entrega de armas, principalmente no agreste e sertão, evitando grandes deslocamentos para a capital.


No Brasil, já foram entregues voluntariamente 649 mil armas, existem 2.127 postos de entrega e já foram pagos mais de R$ 12 milhões em indenizações. Até o dia 31 de maio deste ano, o estado de São Paulo lidera o ranking nacional de entrega de armas com (2.208), seguido do Rio Grande do Sul (514) e Minas Gerais (490), Pernambuco (464) e Rio de Janeiro (451) na 5ª colocação.


Quem quiser entregar uma arma deve primeiro acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br e preencher uma guia de trânsito que tem validade de um dia e acondicioná-la de forma discreta e sem munição, para que não se caracterize o uso e, caso, a pessoa seja parada por uma blitz policial estará acobertada de qualquer apreensão ou prisão, caso contrário, a guia de trânsito não terá valor nenhum, ficando o infrator sujeito as penas da lei. Após a conclusão do procedimento de entrega nos casos em que a arma seja indenizada, será solicitado ao responsável o cadastro de uma senha numérica de quatro dígitos, que será confeccionada apenas pelo próprio requerente sem a ajuda de terceiros.

 

FolhadePE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI