Publicada em 27/10/2020 às 12h48.
Alunos do 2º ano voltam às aulas presenciais na rede estadual de Pernambuco
Volta acontece de forma planejada e seguindo todos os protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19.

Volta às aulas na rede estadual de Pernambuco - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Após mais de sete meses sem pisar em uma sala de aula, os alunos do 2° ano do Ensino Médio da rede estadual retomam as atividades nesta terça-feira (27). A volta acontece de forma planejada e seguindo todos os protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19. As aulas haviam sido suspensas em 18 de março, em razão da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.

No colégio Ginásio Pernambucano (GP), na avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife, a expectativa é que, com a retomada, cerca de 160 alunos retornem às salas de aula. “Para organização do retorno das aulas, nós fizemos alguns encontros virtuais com os estudantes e famílias, para que pudesse estabelecer o protocolo de segurança para garantir a segurança dos alunos nesse processo de retomada. Conversamos sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e nas escolas fizemos sinalização dos espaços, implantamos novas pias, pontos para extração de álcool em gel na porta de todas as salas” explica o gestor do GP Cabugá, Daniel Oliveira.

No colégio, a movimentação era tranquila para entrada dos alunos. Tapete sanitizante, aferição de temperatura, uso de máscara e álcool em gel são algumas das medidas obrigatórias para que o aluno tenha acesso à escola. “As salas e as bancas que os alunos sentam são fixas. Apenas aquele determinado aluno vai utilizar a banca. A gente também reduziu o número de alunos por sala, nós saímos de 45 estudantes para 15, por sala de aula”, acrescenta o gestor.

De acordo com a aluna do 2° ano Glória Américo, a escola está bem organizada para o retorno das aulas, mas segundo ela o problema principal é com relação ao transporte público que é cheio. Em casa, a estudante explica que a mãe, que é asmática, está um pouco tensa com o retorno. “Em relação à escola está tudo bem organizado com todos os protocolos seguidos. Mas fora dela o problema é o meio de transporte”, reclama.

Já na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Sizenando Silveira, na área central do Recife, a retomada foi de uma forma um pouco diferente. Os alunos do 3° ano do Ensino Médio, permaneceram em casa para dar espaço às cinco turmas do 2° ano, que retornaram nesta terça-feira (27). “Hoje, para dar exclusividade aos alunos do 2° ano, nós pedimos para o 3° ficar em casa com aula remota”, explica a gestora da escola, Márcia Nogueira.
 
Ainda de acordo com Márcia, todos os cuidados estão sendo realizados para esta retomada. “A gente se preparou muito para essa retomada, então os alunos e famílias não precisam ter medo porque as escolas estão preparadas para isso. Tem aluno que são se adaptou às aulas remotas. Em véspera de Enem e SSA, é preciso voltar com todo o gás”, destaca.

Retorno


Na próxima terça-feira (3), os alunos do 1° ano do Ensino Médio, Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos retornam às aulas. Em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Educação, existem cerca de 750 instituições que ofertam o Ensino Médio.



FONTE: FOLHAPE.COM.BR

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI