/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/3/1/xtlVDyQ5Oeu5BzFy5oGg/selo-passaporte-sanitario.jpg)
É FAKE / Reprodução do G1.
Circula pelas redes sociais
uma imagem que mostra milhares de pessoas na Champs-Élysées, em Paris, acompanhada
de uma legenda que diz que cerca de 2 milhões de cidadãos franceses saíram às
ruas de toda a França para protestar contra o passaporte sanitário. É #FAKE.
A foto não mostra protestos contra o passaporte sanitário, documento implementado em 2021 que obriga o cidadão a provar ter sido vacinado ou testado negativo para a Covid-19 para ter acesso a shoppings, teatros, cinemas e transportes.
Na verdade, é uma imagem antiga, feita em 2018, durante as comemorações pela conquista da Copa do Mundo pela seleção francesa.
A foto original, feita pelo fotógrafo Ludovic Marin, da AFP, está em reportagens publicadas em 2018 por Le Bien Public e Der Spiegel, entre outras publicações da mídia profissional, segundo o mecanismo de busca de imagens reversas Tineye.
Passaporte sanitário:
O presidente francês Emmanuel Macron anunciou no dia 12 de Julho que o passaporte sanitário será necessário para entrar em cinemas, teatros e locais que acolham mais de 50 pessoas.
Os comerciantes ou organizadores de eventos que forem flagrados desrespeitando a exigência do passaporte sanitário para seus clientes estarão sujeitos a uma multa de até € 45 mil (mais de R$ 270 mil), além de um ano de prisão.
Mais de 20 mil pessoas foram às ruas em protesto contra os anúncios de Emmanuel Macron. A questão do respeito das liberdades foi o mote principal dos cortejos, além da denúncia do que os manifestantes chamaram de “ditadura da vacina”, alegando que o passaporte era uma forma de obrigar toda a população a ser imunizada.
FONTE: G1.