Publicada em 01/09/2021 às 09h52.
Veja dicas para economizar energia com a implantação da bandeira 'escassez hídrica'
Bandeira cobrará R$ 14,20 a mais a cada 100 kWh consumidos.


Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do google.


Os efeitos da pior crise hídrica dos últimos 91 anos no Brasil provocam sucessivos aumentos da conta de luz e assustam os consumidores. A necessidade de economizar energia elétrica é cada vez mais urgente. 


Nessa terça-feira (31), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou mais um reajuste de tarifa, com a implantação da bandeira de "escassez hídrica", que cobrará R$ 14,20 a mais a cada 100 kWh consumidos. 

 

A nova tarifa se aplica a todos os consumidores, com exceção ao estado de Roraima e aos 12 milhões de consumidores inscritos no programa Tarifa Social.


O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque pediu o envolvimento de toda a sociedade para evitar apagões e racionamento de energia nos próximos meses. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, ele explicou a situação hídrica nos reservatórios das usinas e a alta na tarifa para pagar a energia produzida por termelétricas e a importada de países vizinhos.


Para sentir menos efeitos no bolso, medidas como reduzir o tempo de banho no chuveiro elétrico e regular uso de equipamentos como ar-condicionado e ferro de passar são importantes.


"A luz é uma despesa que absolutamente ninguém pode se livrar, porque hoje é praticamente impossível fazer qualquer coisa sem ter eletricidade em casa. Mas os impactos vão muito além; com o aumento do custo da energia elétrica, também se deverá observar o aumento de produtos que dependem dela para serem produzidos, em resumo, quase todos. A hora é de total preocupação e redução de gastos", diz o PhD em educação financeira Reinaldo Domingos. 


Confira dicas para economizar energia elétrica:


  • Chuveiro elétrico

- Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos
- Selecionar a temperatura morna no verão
- Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo


  • Ar-condicionado
    - Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado
    - Manter os filtros limpos
    - Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar-condicionado
    - Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto


  • Geladeira
    - Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário
    - Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções
    - Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira
    - Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos
    - Não forrar as prateleiras
    - Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente
  • Iluminação
    - Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo
    - Pintar o ambiente com cores claras
    - Durante o dia, pode não ser necessário acender as luzes se você tiver grandes janelas em sua casa
    - Limpe seus spots e lâmpadas regularmente. A poeira acumulada em sua superfície também pode fazer com que a luz emitida seja mais fraca, afetando a iluminação de sua casa
    - Instale lâmpadas econômicas (Fluorescentes ou LED). Elas iluminam o dobro das lâmpadas clássicas (Incandescentes) e usam menos energia, além de que não é necessário trocá-las com tanta frequência. Mesmo assim, evite luzes acesas
  • Ferro de passar
    - Juntar roupas para passar de uma só vez
    - Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura
    - Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa
  • Aparelhos em stand-by
    - Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências
    - Busque formas de aumentar a duração da bateria de aparelhos como smartphones e notebooks, evite manter eles constantemente conectados a pontos de energia
    - Fuja de hábitos modernos como tevês ligadas enquanto usa outros aparelhos, é um gasto desnecessário que poucos se atentam.


FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.



 

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI