Publicada em 16/09/2021 às 09h02.
Atletas paralímpicos de Pernambuco recebem homenagem do Governo do Estado
Medalhistas em Tóquio receberam comenda da Ordem do Mérito dos Guararapes.

Governador Paulo Câmara recebeu, no palácio dos Campos das princesas, os paratletas que representaram Pernambuco nos jogos de Tóquio 2020 - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco


Os atletas paralímpicos de Pernambuco que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife. Na cerimônia, o governador também assinou a ampliação do programa Bolsa Atleta em Pernambuco.

As medalhas foram entregues no início da solenidade. Carol Santiago e Phelipe Rodrigues, da natação, e Raimundo Nonato, do futebol de cinco, receberam medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, no grau de comendador.

Após a cerimônia, em coletiva, Paulo Câmara destacou a necessidade de ampliação do apoio ao esporte paralímpico, após o bom desempenho dos atletas do estado nos Jogos. O governador destacou que a gestão está atenta às possibilidades e que a rede de ensino do estado será usada para ampliar as condições da prática esportiva em Pernambuco.

"É uma política pública que tem que ser difundida, ampliada e cada vez mais patrocinada. Estamos de olho muito atento a isso, seja intensificando as ações do Bolsa Atleta, do Time PE, do Bolsa Técnico, ajudando atletas a disputar campeonatos, ter condições adequadas de treinamento. Temos que ampliar isso para todo o estado, através da nossa rede de ensino e assim, ter condições de ofertar esportes para quem quiser em Pernambuco", afirmou.

O secretário executivo de Esportes do Governo do Estado, Diego Pérez, celebrou o desempenho dos atletas pernambucanos e reforçou a importância da ampliação dos benefícios para os atletas no estado e as projeções para o próximo ciclo olímpico.

"Estamos ampliando os benefícios dos programas de incentivo e estamos cuidando de detalhes. Alto Rendimento é sempre decidido em detalhes. Por exemplo, temos uma equipe interdisciplinar à disposição de todos, temos até dentistas nessa parceria e agora a gente precisa ouvir ainda mais os atletas, técnicos, familiares, para saber as reais necessidades nesse novo ciclo", disse.

Líder de medalhas do Brasil nos Jogos de Tóquio, a nadadora Carol Santiago não escondeu a felicidade com a homenagem recebida na solenidade e falou sobre a alegria de poder carregar o nome de Pernambuco em competições internacionais.

"Estou muito feliz com todo o resultado que a gente conquistou em Tóquio e hoje consigo ver a dimensão do que foi aquilo, chegar aqui com cinco medalhas. Receber essa honraria foi uma grande emoção, por poder receber esse carinho e reconhecimento do nosso estado. Me senti muito abraçada e é muito bom poder levar o nome do meu estado através dos projetos que temos aqui no esporte", contou.

O também nadador Phelipe Rodrigues, bronze nos 50m livre da categoria S10, disse que a honraria recebida nesta quarta, é a "cereja do bolo", após uma sequência de medalhas em quatro Paralimpíadas seguidas.

"Parando para pensar, ganhar uma medalha na maior competição do mundo já é surreal. Participei de quatro olimpíadas e consegui medalhar nas quatro. Mas chegar em casa e receber a maior honraria e o título de comendador, é como se fosse a cereja do bolo", destacou.

Já Raimundo Nonato, campeão olímpico no Futebol de Cinco, se disse honrado com a homenagem recebida, mas mesmo no período de descanso após os Jogos, já está com a cabeça nas Olimpíadas de 2024, em Paris.

"É uma honra muito grande ser condecorado com essa medalha, me sinto muito orgulhoso de ser pernambucano. Mas atleta já tem que pensar no futuro, mesmo sendo campeão agora, mas já estamos pensando em Paris. Vamos descansar um pouco, mas no início de dezembro voltamos aos treinamentos com a seleção, para tentar buscar o ouro em 2024", disse.



FONTE: FOLHAPE.COM.BR

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI