Publicada em 20/09/2021 às 10h49.
A humilde sumidade hoje faz 100 anos
Gilberto Freire nasceu no Recife, em 19 de setembro de 1921.

Imagem: Reprodução

Por: Andréa Galvão


Pensar Paulo Freire hoje em dia, vai muito além de rememorar teorias educacionais que de tão assertivas, são estudadas no mundo todo. São estas mesmas que ainda alentam educadores e educandos e nos situam dentro de um Brasil que dava certo.


Paulo Reglus Neves Freire nasceu na cidade do Recife/ PE, em 19 de setembro de 1921 numa família de classe média que devido às consequências da Grande Depressão de 1929 e depois do falecimento do pai,  conheceu a fome bem de perto. Apesar disso, ele continuou firme no propósito de estudar, passou pelo Colégio Oswaldo Cruz e na Universidade cursou Direito, mas recusou-se a exercer essa profissão porque ele queria mesmo era lecionar e estar perto do povo para curar suas mazelas, advindas das desigualdade sociais.


Na década de 1960  criou o método alfabetizador que questionaria o modelo político vigente e em virtude disto, foi duramente perseguido pela Ditadura Militar, sendo preso e posteriormente exilado no Chile e na Suíça. Seu regresso ao Brasil só se deu em 1980, beneficiado pela Lei da Anistia.


Ao longo da suas vivências pedagógicas, publicou vários livros e ganhou inúmeros títulos de Doutor Honoris Causa, outros prêmios e tornou-se Patrono da nossa educação. Não fez curso superior fora do Brasil, mas quase todas as universidades do exterior mergulham no pensamento Freireano, a fim de dissemina-lo para seus discentes e essa que vos fala não só esteve imersa nessa linda e atualíssima  filosofia como colocou-a em prática na Docência da EJA.


Hoje o nosso célebre educador faz 100 anos, por certo a atual situação em que o nosso país se encontra o desagradaria bastante, mas não o impediria de agir, tamanha era sua coragem e criatividade. Ainda que as suas ideias sejam frequentemente desdenhadas e odiadas pelas falanges alienadas, o que ele construiu está mais vivo que nunca. Paulo Freire, sempre Presente!

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI