Publicada em 12/05/2016 às 10h17.
Setor de TI no Brasil deverá voltar a crescer a partir de 2017
A curto prazo, o cenário deverá seguir ruim, mas o setor poderá apresentar sinais de melhora em 2017.

Segundo dados da consultoria Gartner, o mercado de TI no Brasil no ano passado teve um dos piores desempenhos dos últimos anos. Em 2015, foi registrado uma retração significativa de 30% nos gastos das empresas com recursos computacionais em comparação com o ano anterior.


Para 2016, a consultoria espera que a queda no mercado seja menos acentuada, com uma previsão de queda nos gastos na ordem de 12,9%.


A curto prazo, o cenário deverá seguir ruim, mas o setor poderá apresentar sinais de melhora em 2017. A partir do próximo ano, a indústria no país começa a retornar boas taxas de evolução e a perspectiva é de um crescimento na faixa de 1,6% nos investimentos alocados em recursos computacionais em comparação com 2016.


Contudo, a evolução acontece devido a um ambiente que sofreu bastante no passado recente. Sendo assim, as quedas nos investimentos medidas pela Gartner levam o setor a patamares semelhantes aos registrados no ano de 2013.

Vale a pena ressaltar que a consultoria reporta o desempenho baseado em dólares americanos. Assim, a forte oscilação da moeda desde meados de 2015 é uma das principais vilãs nos estragos causados no setor de TI. Dessa forma, é muito provável que a retração não seja tão acentuada em um contexto de moeda estável.


Para o vice-presidente de pesquisa da Gartner Donald Feinberg, os compradores ficaram mais cautelosos em função do ambiente político e econômico que o país vive atualmente.

 

Para o especialista, este é o momento ideal para que os CIOs iniciem avanços mais intensos para a computação na nuvem. "O cloud é uma forma das empresas economizarem imediatamente. É um tema muito importante para o momento no Brasil", afirma. No entanto, com base em dados recentes, os gastos em serviços de nuvem pública tiveram retração de 9,6% em 2015. Para 2016, o cenário do mercado de computação na nuvem deve ser melhor, com expansão de 5,6%. Já em 2017, a perspectiva é que o crescimento de serviços de nuvem chegue a 19,8%.

 

 

 

R7

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI