Publicada em 13/05/2016 às 08h55.
Gilmar Mendes acata defesa de Aécio e suspende investigação
O tucano é suspeito de receber propina do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo.

Menos de 24 horas depois de autorizar inquérito para investigar o senador Aécio Neves(PSDB-MG) por corrupção em Furnas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu, nesta quinta-feira (12), suspender diligências para apurar o crime. O pedido havia sido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.


O tucano é suspeito de receber propina do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, em um esquema de desvio de recursos na estatal semelhante ao investigado pela Lava Jato. O caso já havia sido relatado nas delações do lobista Fernando Moura e do doleiro Alberto Youssef. Aécio também foi citado na delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS).


Foi justamente o depoimento de Delcídio que Janot considerou como novidade para pedir a investigação. No documento enviado a Janot, Gilmar Mendes atende à solicitação da defesa de Aécio Neves. “Os elementos de prova aqui coligidos já eram do conhecimento da Procuradoria-Geral da República. O único elemento novo seria o depoimento de Delcídio do Amaral. Sustenta, no entanto, que as declarações do colaborador não forneceram nenhum acréscimo relevante ao conjunto probatório”, diz o texto.


Seriam realizadas a coleta de material apreendido na Operação Lava Jato, além do depoimento de Aécio e de testemunhas apontadas por Janot. Em petição encaminhada a Gilmar Mendes, a defesa do senador argumentou que o depoimento de Delcídio trouxe as mesmas provas que levaram ao arquivamento da investigação anterior contra o tucano. Os crimes apontados são de suposta prática de corrupção passiva em contratos de Furnas e lavagem de dinheiro por meio de empresa de factoring ligada à sua irmã.


Blog de Jamildo

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI