Ainda que a saída de Anderson Silva na semana do evento tenha sido uma baixa importante, ela não tira o brilho do UFC 198, desde já o maior evento de MMA em solo brasileiro. Entre os combates marcados para sábado (14), na Arena da Baixada, em Curitiba, destaca-se a primeira defesa de cinturão dos pesos-pesados pelo gaúcho Fabrício Werdum, que enfrenta o norte-americano Stipe Miocic. E não vai ficar por aí. O card tem atrações para todos os gostos, como o embate entre Ronaldo Jacaré e Vitor Belfor, uma espécie de semifinal dos médios, além de figuras carimbadas como Maurício Shongun, Rogério Minotouro e a estreia de Cris Cyborg na franquia.
A defesa de cinturão de Werdum deveria ter acontecido no dia 6 de fevereiro, na época uma revanche com Cain Velazquez. O norte-americano se machucou e Miocic foi colocado como novo desafiante. Mas o 'Vai Cavalo' também alegou uma contusão e a luta terminou adiada.
populares entre os brasileiros. O Fenômeno lutou pela última vez em novembro do ano passado, quando venceu Dan Henderson por nocaute no primeiro round. Jacaré teve sua ótima sequência de oito vitórias interrompida no UFC 194, quando perdeu para o cubano Yoel Romero por decisão dividida.
Souza é o segundo do ranking dos médios, com Belfor aparecendo em terceiro. Por isso, a probabilidade é grande de que o vencedor seja o próximo desafiante do cinturão que Luke Rockhold colocará em jogo na revanche contra Chris Weidman, no mês que vem.
Outro que pode ficar perto de uma chance por cinturão é o peso meio-médio Demian Maia, atualmente o sexto no ranking. Ele terá pela frente Matt Brown, o oitavo da lista. Maia, depois de descer dos médios para os meio-médios fará sua décima luta. Nas nove anteriores, conta com sete vitórias e duas derrotas. Nos últimos quatro combates teve o braço erguido pelo árbitro: três vezes por decisão unânime e uma por finalização. Especialista na luta agarrada, tem uma dos melhores jiu-jitsu do UFC. Brown procura reequilibrar a carreira. Depois de duas derrotas seguidas, para Robbie Lawler (atual campeão) e Johny Hendricks, o campeão anterior, venceu Tim Mens em julho do ano passado.
NE10