Publicada em 19/01/2022 às 09h02.
Pernambuco autoriza vacinação anticovid em crianças com 11 anos que estão fora do grupo prioritário
O anúncio foi feito após o recebimento de novas 60 mil vacinas infantis no Estado.

Vacinação de crianças / Reprodução da Folha de Pernambuco.
O Governo de Pernambuco autorizou, nesta
terça-feira (18), o início da imunização de crianças por
faixa etária, de forma decrescente, contemplando, inicialmente, as com 11
anos de idade. Antes, apenas crianças de 5 a 11 anos com doenças
neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico poderiam
se vacinar.
O avanço se deu por orientação do Comitê Técnico
Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuação entre o Estado e os
gestores municipais após o recebimento de novas 60 mil vacinas infantis no Estado nesta
terça. Com isso, cabe aos aos gestores de cada cidade se
programarem e iniciarem a vacinação, de acordo com a disponibilidade de
doses.
Também foi anunciado que, além do grupo prioritário já anunciado, os
municípios poderão vacinar todos os meninos e meninas de 5 a 11 anos com
comorbidades, deficiências permanentes e as pertencentes às Comunidades
Tradicionais Quilombolas.
“Precisamos trabalhar fortemente a vacinação no Estado, principalmente das
populações mais vulneráveis. Pactuamos na Comissão Intergestores Bipartite um
importante avanço na proteção de nossas crianças com a inserção de novos grupos
e a imunização das crianças com 11 anos. Contamos com o apoio dos gestores
municipais na elaboração de estratégias de vacinação para que possamos proteger
esse grupo de forma célere”, destacou o secretário estadual de Saúde, André
Longo.
Com a expectativa para chegada de novas doses da vacinas
da Pfizer/Comirnaty, indicada para o uso pediátrico, ficou definido que novos
avanços por faixa etária serão feitos a partir da disponibilização de doses nos
estoques de cada município e das estratégias adotadas para garantir o acesso à
imunização.
“Em nosso Estado, contamos com uma estimativa de 178.405
na faixa etária dos 11 anos, e neste momento, é primordial a absorção dos
grupos elegíveis visando o início de novos esquemas vacinais e a ampliação da
oferta da proteção para novos grupos etários. Para a próxima semana, esperamos
receber novo quantitativo de doses, o que possibilitará o incremento do grupo
formado por crianças com 11 anos de idade”, afirmou a superintendente de
Imunizações, Ana Catarina de Melo.
No grupo de comorbidades, elencadas pelo Plano Nacional de Operacionalização
(PNO), estão a diabetes mellitus, as pneumopatias crônicas graves, anemia
falciforme, doenças cardiovasculares, obesidade grave, doença renal, cirrose
hepática e imunossuprimidos. "Os pais, ou responsáveis, devem estar
atentos aos anúncios feitos pelos seus municípios sobre a autorização e/ou
agendamento para este grupo”, completou a gestora.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.