
Após
o Ministério da Saúde diminuir de 10 para 5 dias o tempo de isolamento
de pessoas que tiveram Covid-19 e apresentarem exame negativo para o
vírus, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou,
nessa terça-feira (18), uma nota técnica orientando que o isolamento de
pessoas assintomáticas passou de 10 para 7 dias, e que os sintomáticos
devem permanecer 10 dias isolados.
A nova nota técnica nº 4/2022
foi elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde. Segundo o
documento, as medidas de isolamento para casos confirmados da doença
podem variar e devem ser cumpridas conforme o quadro clínico
apresentado. A orientação tem o objetivo de atualizar e subsidiar os
profissionais e serviços de saúde de Pernambuco sobre as ações de
vigilância epidemiológica e laboratorial da Covid-19.
Pessoas
sintomáticas, que manifestaram sintomas leves ou moderados, deverão
permanecer em isolamento durante 10 dias, podendo ser liberado após o
10º dia da data do início dos sintomas, desde que permaneça mais de 24
horas sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos
antitérmicos.
Já pessoas assintomáticas devem permanecer em
isolamento por um período de 7 dias, a ser iniciado a partir da data da
coleta da amostra, podendo ser liberado após o 7º dia da data da coleta
do exame, desde que permaneça sem sintomas respiratórios, sem febre e
sem uso de medicamentos antitérmicos.
A nova recomendação da
SES-PE difere do Ministério da Saúde, que orienta a suspensão do
isolamento no 5º dia de início dos sintomas desde que o paciente
permaneça afebril, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos
24 horas e mediante a realização de testagem com resultado não detectado
para RT-PCR ou não reagente para Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag).
“Podemos
dizer que Pernambuco está sendo mais conservador nas medidas de
isolamento de pessoas com diagnóstico confirmado para Covid-19, já que
estamos recomendando maiores cuidados no período de transmissibilidade
da doença. Nosso maior objetivo é reduzir a disseminação da Covid-19 a
partir do isolamento e identificação de indivíduos expostos a um caso
confirmado", afirmou a secretária executiva de Vigilância em Saúde da
SES-PE, Patrícia Ismael.
"Não recomendamos que mesmo sem
sintomas, as pessoas realizem uma testagem no 5º dia para interromper o
isolamento mediante um resultado negativo. Orientamos que pessoas que
apresentaram sintomas cumpram os 10 dias completos de quarentena, sem a
necessidade de realização de novo teste. Aqueles que não apresentaram
sintomas, orientamos que se cumpra os 7 dias de isolamento, também sem a
necessidade de testar antes desse período para sair da quarentena”,
explicou Patrícia Ismael.
A nova nota, composta por oito pontos,
apresenta ainda orientações de definições de casos; óbito; quais
indivíduos estão elegíveis para testagem; a notificação dos casos e
óbitos suspeitos; exames laboratoriais; isolamento de casos;
rastreamento, isolamento e monitoramento dos contatos; além de
orientações sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica
(SIM-P).
FONTE: FOLHAPE.COM.BR