Publicada em 20/01/2022 às 09h10.
Centros serão no Dona Lindu e no Centro de Convenções de Pernambuco.

Secretário Estadual de Saúde André Longo / Reprodução da Folha de Pernambuco.
Para atender à alta demanda diante da aceleração das
doenças respiratórias, o Governo de Pernambuco colocará em funcionamento, nos
próximos dias, mais dois centros de testagem para detecção da Covid-19.
Os
novos pontos funcionarão no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do
Recife, e no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda.
O centro do Dona Lindu já deve começar os atendimentos na
próxima segunda-feira (24). Já o ponto do Cecon iniciará as atividades até o
fim deste mês. Ambos funcionarão de domingo a domingo, das 8h às 17h, por
demanda espontânea.
"A testagem, principalmente com a introdução da
variante Ômicron, é fundamental para que possamos rastrear os contatos de casos
confirmados de Covid-19, isolando os positivos e contendo, assim, a
disseminação do vírus. Os dois novos centros sob gestão estadual vão facilitar
o acesso da população pernambucana à testagem pelo SUS, de forma gratuita,
ampliando nossa capacidade e reforçando a vigilância do novo coronavírus em
nosso território", explicou Longo.
Quem se dirigir aos locais poderá realizar o teste rápido de antígeno para
detecção do vírus e saber o resultado em cerca de 20 minutos.
Para composição das equipes, a Secretaria Estadual de
Saúde (SES-PE) anunciou que convocará mais profissionais aprovados em concurso
e seleções simplificadas da pasta.
O centro de testagem do Dona Lindu funcionará próximo à bilheteria do Teatro
Luiz Mendonça, atendendo à demanda de pedestres, com a atuação de uma
equipe de 37 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Já o centro de testagem do Cecon atenderá tanto a demanda de pedestres quanto a
de drive-thru. Para lá, atuarão 61 profissionais, entre enfermeiros e
técnicos de enfermagem.
Para garantir que não faltem exames para a população,
André Longo anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde está com processo em
andamento para aquisição de mais 800 mil testes rápidos de antígeno, que se
somarão aos mais de 400 mil testes que já estão em estoque.
A outra frente de combate às doenças respiratórias do
Governo de Pernambuco é a ampliação de leitos destinados a casos suspeitos e
confirmados. Nos últimos 27 dias, o Estado abriu 667 leitos para tratar casos
de Síndrome respiratória aguda grave (Srag), sendo 274 de UTI. O montante
equivale a cerca de 20 vagas abertas por dia.
Com esta força-tarefa, Pernambuco, segundo o secretário, conseguiu zerar a
fila de espera de pacientes por um leito.
"Com a intensa mobilização de
vagas hospitalares, a fila de espera por um leito, que já teve mais de 200
pacientes no começo do mês, hoje está zerada, já que temos uma oferta de vagas
superior às solicitações", pontuou André Longo.
A previsão é de que, nos próximos dias, o Governo abra
outros 440 leitos, sendo 258 de terapia intensiva, dedicados aos casos de Srag.
Com a ampliação das vagas, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta semana, a
contratação de 530 profissionais de saúde, sendo 290 médicos, por meio de
seleção pública e convocação de concurso.
"Desde 2020, já foram mais de 13
mil profissionais contratados, o que é a maior mobilização de força de trabalho
para a saúde da história de Pernambuco", ressaltou o
secretário.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.