
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do Notícias ao Minuto.
O número um do mundo em 'streaming' de música, em particular, vai incluir um aviso em todos os seus conteúdos que falem sobre a covid-19, em resposta às críticas recebidas pela emissão do programa "The Joe Rogan Experience", apontado de promover a conspiração sobre a covid-19.
"Estamos trabalhando para agregar um aviso de
conteúdo a qualquer episódio de um 'podcast' que inclua uma discussão sobre a
covid-19", afirmou o presidente executivo da plataforma de música e de
programas pré-gravados, Daniel Ek, em comunicado, no qual detalha os padrões de
divulgação da empresa.
O aviso, salienta a Spotify, irá orientar os ouvintes
para um "centro covid-19, um recurso que fornece acesso fácil a
informações atualizadas e orientadas por dados partilhados por cientistas, médicos,
acadêmicos e autoridades de saúde pública em todo o mundo, bem como 'links'
para fontes confiáveis".
A polêmica em torno do Spotify centra-se no programa
"The Joe Rogan Experience", considerado como o 'podcast' mais popular
dos Estados Unidos.
O programa, oferecido exclusivamente nesta plataforma
depois de o Spotify ter assinado com Rogan por 100 milhões de dólares, tem sido
criticado por promover teorias da conspiração sobre o coronavírus e incentivar
a não vacinação.
Uma carta assinada por 270 médicos e cientistas
norte-americanos advertia há algumas semanas o Spotify de que estava permitindo
a difusão de mensagens que afetavam a confiança pública na investigação
científica e nas recomendações sanitárias.
"Tem havido muita conversação sobre informação
relativa à covid-19 no Spotify. Temos escutado as críticas e estamos
implementando mudanças para ajudar a combater a desinformação", escreveu
Ek no Twitter, reconhecendo que, apesar de ter regras para a produção de
conteúdos, não foram "transparentes" para que pudessem ser conhecidas
por todos.
Os últimos a criticar o Spotify foram o príncipe Harry da
Inglaterra e a sua mulher, Meghan Markle, que expressaram a sua preocupação à
empresa pela desinformação sobre a covid-19 na plataforma, embora tenham
assegurado que continuam dispostos a trabalhar com ela, explicou hoje um
porta-voz da sua fundação, Archewell.
A posição dos duques de Sussex aconteceu depois de Neil
Young e Joni Mitchell terem anunciado que estariam retirando a sua música do
Spotify como protesto pela emissão do 'podcast' de Joe Rogan.
O presidente executivo da plataforma também insistiu hoje no compromisso do Spotify em lutar contra a desinformação assim como na educação sobre questões relacionadas com a covid-19.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.