
TJPE / Reprodução do TJPE.
Uma liminar, deferida pela 1ª Vara Cível da Comarca de
Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, suspendeu o aumento dos salários do
prefeito, do vice e dos secretários do município. O aumento foi aprovado e
promulgado pela Câmara Municipal de Vereadores em janeiro deste ano.
Por telefone, a assessoria de imprensa da prefeitura
informou à produção da TV Asa Branca que a gestão municipal não vai se
pronunciar. Até a publicação desta matéria, a Câmara não se posicionou sobre a
decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Caso a determinação do TJPE não seja cumprida, haverá
multa diária de R$ 1 mil. "Caso já tenham recebido o aumento, a
determinação é de que o valor seja devolvido aos cofres públicos",
informou o Tribunal de Justiça por meio da assessoria de comunicação. A decisão
foi proferida pelo juiz Cláudio Márcio Pereira de Lima.
MPPE abre inquérito
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª
Promotoria de Justiça de Arcoverde, no Sertão, abriu um inquérito para
investigar o aumento dos salários do prefeito, do vice e dos secretários
municipais, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A decisão da abertura
do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MPPE de 10 de janeiro deste
ano.
Por meio da publicação, o MPPE justificou que houve "a necessidade de aferir a juridicidade do ato normativo que promoveu o aumento dos subsídios". De acordo com o Ministério, será solicitado ao presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde a cópia dos processos legislativos referentes à decisão de aumentar os salários.
A Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde aprovou e
promulgou o decreto no qual foram modificados os salários do prefeito, do vice
e dos secretários municipais, passando a ser os seguintes:
Prefeito: R$ 27 mil;
Vice-prefeito: R$ 13,5 mil;
Secretários municipais: R$ 9 mil.
Por meio de nota, o vice-prefeito de Arcoverde, delegado
Israel, informou que não recebe o salário de vice. "Logo que tomei posse
no cargo eletivo, optei pela remuneração do meu cargo efetivo do Estado de
Pernambuco, de Delegado de Polícia, no qual fui investido através de concurso
público, conforme previsão legal contida no Estatuto dos Servidores Públicos
Civis do Estado de Pernambuco. Não acumulo salários, nem nunca acumulei, seja
de Vice-Prefeito, ou de Secretário Municipal, na época em que estive na pasta",
disse.
O g1 conversou por telefone com o diretor de comunicação do município para tentar um posicionamento do prefeito do município, mas ele informou que ainda não havia conversado com o gestor municipal.
O g1 ainda tentou conversar com o presidente da Câmara, por meio de ligação e de mensagem, mas a ligação não foi atendida e nem a mensagem respondida.
FONTE: G1.