
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do Notícias ao Minuto.
Segundo um estudo publicado no British Journal of Cancer, os vegetais em conserva estão associados a um '"risco duas vezes maior" de câncer do esôfago, um dos tipos de câncer do sistema digestivo.
Para chegarem a esta conclusão, os autores da pesquisa
cruzaram resultados de 34 estudos publicados na PubMed, ISI-Web of Science,
J-EAST, IndMed, Vip Chinese Periodical, e a base de dados China National
Knowledge. A maioria dos estudos revelou uma ligação "estatisticamente
significativa" entre o consumo de vegetais em conserva e o risco de câncer
do esôfago, apontam os investigadores.
Até hoje, a ciência não conseguiu determinar quais as
causas para o câncer do esôfago. Ainda assim, sabe-se que o consumo excessivo
de álcool, o tabagismo, a idade, o excessivo de peso, ser do sexo masculino e
de raça negra são alguns fatores de risco mais conhecidos.
Embora não sejam exclusivos desta doença, os sintomas de
cancro do esófago incluem:
·
Dor ou dificuldade em engolir;
·
Perda de peso;
·
Regurgitação alimentar;
·
Dor no peito ou nas costas;
·
Tosse e/ou rouquidão prolongada;
·
Indigestão;
· Sensação de queimadura.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.