
Esta
quinta-feira (3) é marcada pela volta às aulas presenciais nas escolas
da rede estadual de Pernambuco. Em meio à pandemia e aos protocolos de
segurança contra a Covid-19, os profissionais da educação se unem para
receber os alunos de volta no ambiente escolar. O ano letivo se inicia
de forma presencial devido ao avanço da vacinação, que possibilita o
retorno gradual às atividades.
No Ginásio Pernambucano (GP), os
estudantes passaram por um momento de acolhimento. Houve a apresentação
da banda marcial da escola, preparada para dar as boas-vindas a todos.
Houve, também, a presença de Marcelo Barros, secretário de Educação.
Além disso, os estudantes receberam suporte e orientações em relação às
medidas de proteção contra a covid.
“Fizemos uma reunião com toda
equipe de gestores e docentes, para levar às famílias todos os
protocolos que foram adotados pela Secretaria Estadual de Saúde e que
foram incorporados pela Secretaria de Educação. Uso de máscara,
higienização das mãos, respeito aos objetos individuais de cada
estudante… tudo isso é levado em consideração para trazer o máximo de
segurança para os nossos estudantes e funcionários”, comenta Daniel
Oliveira, gestor do GP.
Segundo o secretário de Educação, Marcelo
Barros, a escola é um lugar seguro desde que os protocolos de segurança
sejam seguidos. Por isso, o cumprimento das diretrizes é monitorado
pela Secretaria de Saúde e pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à
Covid. “A gente acredita que é preciso o retorno presencial, por causa
dos déficits na aprendizagem e dos problemas psicossociais gerados pela
pandemia. As escolas estaduais estão preparadas para receber os alunos
de braços abertos, mas com muito cuidado e cautela”, diz o secretário.
Luiz
Vitor Tobias, estudante de 18 anos do segundo ano do ensino médio no
Ginásio Pernambucano, diz que prefere as aulas presenciais e está feliz
com o retorno. “Isso ajuda todos os alunos novatos a se conhecerem e
fazerem novas amizades”, explica. Porém, Luiz conta que não acha que
aula remota seja algo chato: “É chato é que em casa tem muita distração e
não dá para aprender direito. O melhor é ficar em casa para não
prejudicar os colegas e a escola em si. Pode ser chato pelas distrações,
mas dá para aprender, sim”, conclui.
Ainda de acordo com o
secretário de Educação, mais de 80% dos estudantes da rede estadual já
estão vacinados com a primeira dose; com a segunda dose, são 60%. Já os
profissionais de educação estão quase 100% vacinados, inclusive com a
dose de reforço. Caso o estudante teste positivo para covid, apesar dos
cuidados e precauções impostos e rigorosamente seguidos, também há
orientações.
“O protocolo de Educação está adequado à nova
portaria estabelecida pela Secretaria de Saúde. Se o estudante
apresentar sintomas, a orientação é que a família não o traga para o
colégio, entre em contato com a direção da escola para informar e
procure orientação médica. Ele (o estudante) ficará 7 dias afastado e,
no oitavo dia, se não apresentar mais sintomas, poderá retornar à
escola”, explica Marcelo Barros.
Para a banda marcial do GP, os
cuidados também são de extrema importância. O maestro, Valdirei
Rodrigues, diz que os instrumentos utilizados pelos alunos são todos da
escola e que, por isso, precisam de uma atenção especial: “Antes de
todos os ensaios, pela manhã, nós higienizamos eles e fazemos tudo
direitinho”.
De qualquer forma, o retorno das aulas de forma
presencial é muito esperado por todos. Isso é confirmado pela estudante
de 17 anos do terceiro ano, Islânia Carla, que participa da banda
marcial da escola. “Faço parte da banda desde 2020. Comecei tocando o
caixa, agora estou no prato. Durante a pandemia, estava sendo difícil,
porque tivemos que ficar em casa. Mas é muito bom poder voltar depois de
todo esse tempo, tocar junto com os colegas e conhecer os novos
integrantes”, compartilha.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR