
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução da Folha de Pernambuco.
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abre, na próxima segunda-feira (7), inscrições para compor Comissões de Heteroidentificação do SiSU. Selecionados atuarão de forma remota na 1ª Edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nos campi Pesqueira e Recife.
Para se inscrever, é
necessário comprovar experiência na temática da promoção da igualdade racial e
do enfrentamento ao racismo.
As comissões atuarão validando autodeclarações de
candidatos inscritos no sistema de reserva de vagas para pessoas pretas e
pardas, mediante heteroidentificação complementar de seu fenótipo, e também na
aferição da condição de indígena autodeclarada pelas pessoas inscritas no
sistema de reserva de vagas para indígenas, mediante análise da documentação
apresentada.
São oferecidas, para as Comissões de Heteroidentificação, dez vagas no total, cinco para cada campus. Dentre as vagas, seis são para membros titulares e quatro para suplentes.
A carga-horária de trabalho estimada de cada membro que
atuará no campus Pesqueira é de 20 horas, com remuneração de R$ 1.443,80. Já a
carga-horária de cada membro que atuar no campus Recife poderá chegar a 27
horas, com remuneração de R$ 1.949,13.
Também serão selecionados membros para Comissões
Recursais, cinco para cada campus - três membros titulares e dois suplentes.
Para as Comissões Recursais, a remuneração individual dos
membros dessas comissões será proporcionalmente calculada com base no número de
recursos interpostos pelos candidatos, tomando por base o valor de R$ 72,19 por
hora trabalhada.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até 11 deste mês, por
meio de um formulário eletrônico. Apenas e-mails vinculados a contas do Google
podem realizar a inscrição.
Podem se inscrever servidores estatutários, servidores
temporários ou empregados públicos, do IFPE ou de outras instituições, bem como
representantes de entidades da sociedade civil voltadas para a promoção da
igualdade de oportunidades para a população negra, ou seja, pessoas vinculadas
a grupos de pesquisa, movimentos sociais negros, coletivos ou outras instâncias
similares dedicadas às relações étnico-raciais.
Para participar, será necessário comprovar experiência na
temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo, por
meio de alguma das seguintes atividades:
participação em grupos de pesquisa, movimentos sociais negros, coletivos, comissões, grupos de trabalho e/ou outras instâncias similares; seminário, oficina, curso ou palestra; produção acadêmica; banca de heteroidentificação.
No ato de inscrição, o candidato deverá anexar os
documentos exigidos pelo edital, digitalizados na íntegra.
Resultados
De acordo com o cronograma da seleção, o resultado
preliminar será divulgado no próximo dia 17, com a interposição de recursos
ocorrendo no dia 18. Já o resultado final será publicado no dia 22 de
fevereiro.
A previsão é de que o trabalho das comissões seja realizado entre os meses de fevereiro e abril deste ano.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.