
Secretário de Saúde André Longo e a Superintendente de Imunizações de Pernambuco Ana Catarina de Melo / Reprodução do Diário de Pernambuco.
Na tarde desta quinta-feira (3), em coletiva de imprensa,
o secretário de saúde André Longo e a Superintendente de Imunizações de
Pernambuco Ana Catarina de Melo trouxeram novas informações relacionadas ao
avanço da pandemia na quarta semana epidemiológica de 2022 no estado.
O balanço da semana registrou pela terceira vez
consecutiva a diminuição nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG),
resultado da diminuição do número de contaminados pela influenza H3N2. No
entanto a variante Ômicron segue avançando, com 650 pedidos de ocupação para
leitos de UTI. Por conta disso, desde o fim de 2021, 802 novos leitos foram
abertos, com previsão para criação de mais 400 vagas.
Longo pregou cautela na contabilização do número de óbitos, visto que muitos não estão relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave.
“Temos muito cuidado para falar sobre esses óbitos. Todos estão sendo
testados, mas é importante diferenciar quais pacientes estão falecendo por
conta da Covid-19 e os que testaram positivo mas morreram por conta de outras
doenças de base. Na semana que vem será feita uma força-tarefa para passar os
números mais fidedignos possíveis para a população”, disse.
Sobre o Carnaval, previsto para o dia 28 deste mês, o secretário disse que as decisões sobre a data serão tomadas na próxima semana.
“Estamos avaliando o cenário, e devemos nos posicionar a partir da próxima
segunda-feira, quando os dados da quinta semana epidemiológica já estarão
disponíveis, para assim anunciar como as atividades no período carnavalesco
deverão acontecer”.
Com relação à velocidade no avanço da vacinação infantil, Ana Catarina reconheceu que o fluxo tem sido lento, no entanto afirmou que o processo não é idêntico à imunização em adultos.
“Levando em consideração o
histórico de vacinação de crianças no estado, de fato está lenta, mas os
municípios têm reservas em seus estoques e temos distribuído novos lotes. A
vacina infantil tem várias recomendações, o que acaba retardando o processo, e
por isso desde dezembro recomendamos a vacinação em creches e escolas, para
assim agilizar essas ações”, disse.
Também foi anunciado a chegada de um novo lote de 317.400
vacinas Jansen. De acordo com a Superintendente, elas podem ser usadas como
dose de reforço, no caso daqueles que fizeram o uso da vacina Pfizer, como
também para iniciar o ciclo vacinal naqueles que ainda não tomaram a primeira
dose.
Como de costume, Longo manteve o discurso sobre a importância de completar o ciclo vacinal e sobre a influência da mesma na saúde da população.
“Para frear a circulação viral, precisamos do engajamento de todos, com respeito aos protocolos e reforço aos cuidados. É de suma importância avançar na vacinação. Por mais que a vacina não impeça a infecção, a doença em não vacinados tem um impacto muito maior”, concluiu.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.