/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/N/6/YXOArKQxehZ5kiM1bHSA/submarinococaina.jpg)
Carga estava dentro do submarino / Reprodução do g1.
A Marinha da Colômbia apreendeu quatro toneladas de cocaína em um submarino de 15 metros de comprimento no sul do Oceano Pacífico.
Quatro pessoas foram presas a bordo do barco semissubmersível, que se dirigia para a costa da América Central.
A embarcação foi levada para o cais da guarda costeira da cidade colombiana de Tumaco. Testes confirmaram que a substância era cocaína.
Segundo a Marinha colombiana, a droga pertencia a um grupo dissidente das Farc e está avaliada em US$ 150 milhões (quase R$ 800 milhões).
Dinheiro que financiaria Farc
"A apreensão afeta consideravelmente as finanças dos dissidentes das Farc", afirmou Francisco Hernando Cubides Granados, vice-almirante da Marinha colombiana, na segunda-feira (7).
"Não estão mais recebendo US$ 150 milhões. Esse dinheiro é usado para financiar a compra de armas, a mineração ilegal e a criminalidade na área do Pacífico colombiano", disse o vice-almirante.
Apesar de lutar há décadas contra o narcotráfico, a Colômbia continua sendo um dos maiores produtores e exportadores mundiais de cocaína.
FONTE: G1.