
Carnaval de Pernambuco / Reprodução do google.
Depois de anunciar a proibição de festas nas datas em que seria comemorado
o Carnaval 2022, entre 25 de
fevereiro e 1º de março, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse
nesta quarta-feira (9) que não se opõe à discussão sobre a possibilidade de realizar
a celebração em outra época do ano.
A declaração foi dada em entrevista à Rádio Jornal.
De acordo com o gestor, a atual onda de circulação da variante Ômicron deve sofrer uma
queda no número de casos após o período sazonal de maior pico da transmissão de
doenças respiratórias, que inicia em fevereiro.
“Nós não nos opomos a discutir
a possibilidade de outras datas, mas, do ponto de vista sanitário, a gente não
pode se comprometer neste momento porque há muita incerteza. [...] Alguns
defendem que o cenário deve melhorar de março a abril, sempre coloco a
dificuldade do período sazonal. Precisamos ter um pouco de cautela para ter uma
definição maior”, disse.
Cenário ainda incerto:
Pesquisador do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE), Jones Albuquerque acredita que é difícil pensar
em Carnaval, pelo menos, no primeiro semestre.
“Há uma tendência de desaceleração da pandemia, mas não consigo afirmar que
será em abril, maio. Porque o mundo, realmente, teve uma incidência, depois uma
queda, mas vários países, como a Polônia, já começam de novo [a apresentar
alta]. Além disso, nosso ritmo de vacinação das crianças e de reforço está
baixo”, considera.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.