Paulo Câmara assinando o Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco / Reprodução do google.
O governador de Paulo Câmara sancionou, nesta sexta-feira (18), a Lei do Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022, que concede apoio financeiro aos artistas e grupos culturais que se apresentaram nos últimos três carnavais no Estado e ficaram impedidos de promover suas atividades por conta da pandemia da Covid-19. A iniciativa foi viabilizada por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Turismo e Lazer e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O edital será lançado neste sábado (19), nos sites www.cultura.pe.gov.br e www.empetur.pe.gov.br.
“Infelizmente, a maior festa popular de Pernambuco não vai acontecer novamente este ano. Mas a gente não pode deixar, de maneira nenhuma, de prestigiar a nossa cultura e os nossos artistas, que têm nos ajudado tanto neste período de pandemia com mensagens de esperança e respeito à ciência. Estão sendo disponibilizados mais de R$ 6 milhões do orçamento do Estado, alcançando um público de 750 artistas e garantindo um cachê que eles possam utilizar para o seu sustento, sua cultura e sua arte”, afirmou Paulo Câmara.
Para ter acesso ao benefício,
o artista, grupo ou agremiação precisará fazer a inscrição online na plataforma
Prosas, pelo site www.prosas.com.br, e preencher as informações solicitadas no
formulário. Para facilitar o acesso ao benefício não serão exigidas certidões
negativas, apenas documentação formal (RG, CPF e contrato social ou
documentação equivalente para os casos de grupos ou agremiações). No caso dos
grupos culturais, será necessário que quatro integrantes autorizem a inscrição,
sinalizando quantos profissionais serão beneficiados com o auxílio.
“Esse gesto importante é a materialização de uma proteção da diversidade cultural pernambucana. É um esforço conjugado de toda a máquina pública, de todo o governo, para diminuir o impacto da pandemia na cadeia de valor da cultura”, pontuou o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto. As inscrições serão divididas nas categorias Cultura Popular e Dança e Música. Entre os contemplados estão segmentos do afoxé, blocos líricos, bois, caboclinhos, cavalos marinhos, cirandas, clubes de alegorias, grupos de coco, escolas de samba, maracatus, orquestras de frevo, tribos, troças, ursos, entre outros ligados à cultura popular, além de artistas e grupos que trabalham com MPB, samba, pagode, brega e pop regional.
Os valores definidos para cada
beneficiado equivalem a 80% do último cachê pago pela Fundarpe/Empetur, tendo
um piso de R$ 3 mil e um teto de R$ 30 mil. Os pagamentos serão realizados logo
após a divulgação do resultado final, em parcela única e sem a necessidade de
apresentação ou contrapartida, até a primeira quinzena de abril. “Esse auxílio
Emergencial do Carnaval é muito bem vindo. Já são dois anos sem participar de
festejos, o que é muito desgastante. Mas esse empenho do governador vem em uma
boa hora e só podemos agradecer”, comemorou o cantor e compositor Jota
Michiles.
Também participaram da cerimônia de sanção os secretários estaduais José Neto (Casa Civil), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer) e Alexandre Gabriel (Assessoria Especial); o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto; os deputados estaduais Fabrízio Ferraz, Simone Santana e Henrique Queiroz Filho; além de diversos artistas de Pernambuco.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.