Card de divulgação / Reprodução do google.
O Ministério da Educação (MEC)
divulga, nesta terça-feira (22), o resultado
do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022, processo
seletivo pelo qual estudantes concorrem às vagas de instituições públicas de
ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O
horário de publicação do resultado não foi confirmado pelo órgão.
Nesta primeira chamada do programa, são disponibilizadas, em âmbito nacional, 222 mil
vagas, divididas em 6.146 cursos de graduação, em 125
instituições públicas de ensino superior. A Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE)
ofertará 7.012 vagas para ingresso em 105 cursos de
graduação nos campi Recife (5.522 vagas), Caruaru (1.060 vagas) e Vitória (430
vagas).
A estudante Laysa Haddarany, de 18 anos, mora em Paulista, na Região Metropolitana
do Recife, e está na
expectativa pelo resultado. Ela colocou como primeira opção o
curso de Engenharia Ambiental na Universidade Fedreal Rural de Pernambuco
(UFRPE) e, como segunda, o de Engenharia Biomédica, na UFPE.
“É muita ansiedade. A minha
nota de redação foi muito boa, o que deixou minha média alta. Eu me inscrevi no
primeiro dia no Sisu e fiquei acompanhando, a cada meia-noite que dava eu
acordava e ficava um tempão, fazia as mudanças, testava outras concorrências,
para ver qual é a minha posição em cada curso, para no último dia eu já
conseguir deixar a opção fixa, sem uma zona de risco, e ficar mais segura”,
contou.
O Sisu permite que os candidatos
indiquem duas opções de graduação e, até o último dia das
inscrições, que este ano encerrou no dia 18 deste mês, verifiquem a nota de
corte do curso e a quantidade de inscritos, podendo, assim, analisar a
possibilidade de preencher a vaga.
O estudante Tiago Santana, de
16 anos, mora em Caruaru e também está na expectativa pelo resultado. “Por
acompanhar o sistema, você já tem meio que uma noção de como você vai ficar a
sua posição mas é impossível você não ter nenhum tipo de ansiedade, não ficar
nervoso. Eu estou aqui com o coração pela boca esperando o resultado”.
Ele pretende ingressar no curso
de Medicina e inscreveu, como primeira e segunda opções,
respectivamente, a graduação no campus Caruaru da UFPE e no campus Garanhuns
da Universidade de Pernambuco (UPE).
A professora Joyce Freitas, que ensina língua portuguesa na Escola Escola
Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, destaca que a ansiedade é comum entre os
estudantes. “Para os alunos que tiraram boas notas, vejo que as
expectativas são as melhores possíveis. Já para aqueles que obtiveram uma nota
mediana ou que fique muito próxima da nota de corte, há sempre aquele frio na
barriga para saber se é suficiente ou não.”
O professor Antônio Lorena, que leciona Física no Colégio Motivo, reforça o pensamento.
“Os alunos estão com um nível de ansiedade muito grande. Muitos já viram que
estavam dentro das colocações, mas ainda têm aquela incerteza: será que eu vou
entrar? Será que é isso mesmo? Para outros que não estavam dentro das vagas,
gera aquela esperança: será que eu consigo? Eu tenho alunos que nem estão
dormindo direito”, contou.
A psicóloga Gislayne Rosário explica que é importante que os estudantes consigam se distrair enquanto
aguardam o resultado e compreendam que, mesmo que não seja positivo, outras
oportunidades virão. “É normal essa ansiedade, até porque é um momento de
grande expectativa, um momento que esses estudantes se preparam durante muito
tempo. Mas essa é uma nota que não define você enquanto pessoa, se não for
chamado agora, se não conseguir entrar de primeira, é estudar de novo, se
dedicar e tentar de novo”, frisou.
Para quem não for convocado em
nenhuma das duas opções de curso, há nova
chance ainda este ano. O candidato poderá participar da lista
de espera, indicando o interesse de 22 de fevereiro a 8 de março, na página do
Sisu. As eventuais chamadas seguintes são de responsabilidade de cada
instituição de ensino.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.