
Marcelo Queiroga / Reprodução do google.
O ministro da Saúde, Marcelo
Queiroga, sinalizou nesta terça-feira (22) que o Brasil já estuda fazer
flexibilizações das medidas restritivas sanitárias impostas durante a pandemia
de Covid-19, assim como já fazem alguns países da Europa, como a Inglaterra.
Nesta segunda (21), o país anunciou o fim do isolamento obrigatório para os
casos positivos do Sars-CoV-2 e flexibilizou outras medidas.
Para Queiroga, o relaxamento de medidas restritivas "é uma tendência no mundo". "Nós já assistimos países da Europa fazendo isso, a Inglaterra ontem anunciou que vai relaxar todas as medidas sanitárias restritivas, na Dinamarca já há uma flexibilização, e é uma tendência no mundo. Nos Estados Unidos, alguns estados tem feito isso e o Brasil já estuda esse tipo de iniciativa", disse o ministro durante entrevista à jornalistas.
No entanto, ele explicou que
isso depende de um aspecto formal de uma portaria ou decreto do presidente da
República, Jair Bolsonaro. "Precisa ser avaliado o impacto regulatório
como um todo porque determinados contratos foram feitos na vigência da
pandemia", explicou.
O Brasil já observa uma queda
da média móvel de casos positivos, mas a média de mortes pela doença ainda
permanece no patamar de 800 óbitos. Nesta terça (22), o país registrou mais 816
mortes e 105.776 infecções. Queiroga acredita que essa média móvel de mortes do
país deve sofrer uma queda nas próximas três semanas.
O ministro acredita que com o avanço das vacinação, o caráter pandêmico da doença poderá ser superado. E, segundo ele, com a produção de vacinas contra Covid-19 em território nacional, o Brasil terá um papel ainda mais importante no combate à pandemia.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.