
Lula / Reprodução do google.
O ex-presidente Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) voltou a criticar a privatização da Eletrobras, após a
aprovação de acionistas, nesta quarta-feira (23). Em suas redes, o petista
publicou um vídeo em que afirma que o processo irá beneficiar apenas aos
"mais ricos".
É importante que todos nós tenhamos consciência: vender a Eletrobrás a preço de banana, como eles querem, é se desfazer do patrimônio público para enriquecer ainda mais os mais ricos.
O governo federal estima que a
ação pode render R$ 100 bilhões aos cofres públicos. Hoje, o governo detém mais
de 60% das ações da estatal, o que o torna sócio majoritário. A intenção é
diminuir essa porcentagem para 45%, o que faria com que o Estado deixasse de
ser dono da maior parte das ações.
Para Lula, a privatização da
maior empresa de energia elétrica da América Latina resultará em mais
desemprego para o setor.
"O resultado disso será
mais desemprego, a redução de salário. O resultado disso será mais trabalho
intermitente e mais trabalhadores fazendo bico porque não vão ter emprego
seguro como tem na Eletrobras", afirmou o ex-presidente.
Ação no STF
Na terça-feira (22), o O PT
entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão do
processo de privatização da Eletrobras. O partido alega que houve "inércia
do TCU [Tribunal de Contas da União]" na fase de análise, que ocorreu na
semana passada.
Vamos dar entrada hoje no STF com ação pra tentar impedir a privatização da Eletrobras. Não podemos deixar essa riqueza ser vendida, ainda mais pela metade do valor. TCU concordou com o preço subfaturado, isso é estelionato contra o povo! #AnulaAGEdoGolpeEletrobras
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 22, 2022
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.