
Elon Musk / Reprodução do google.
Elon Musk anunciou, no sábado
(27), que seu grupo SpaceX ativou o serviço de Internet via satélite Starlink
na Ucrânia e que a empresa está enviando equipamentos para o país, em resposta
a um telefonema do governo ucraniano.
"O serviço Starlink está em funcionamento. Outros terminais estão a caminho", declarou o presidente da Tesla e do grupo de astronáutica SpaceX, em sua conta no Twitter.
Dez horas antes, o
vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, havia desafiado o
bilionário na mesma rede social, pedindo-lhe que fornecesse à Ucrânia estações
Starlink.
"Enquanto vocês estão
tentando colonizar Marte, a Rússia está tentando ocupar a Ucrânia! Enquanto
seus foguetes pousam com sucesso no espaço, mísseis russos atacarão civis
ucranianos! Pedimos a vocês que forneçam à Ucrânia estações Starlink",
tuitou Fedorov, que também é responsável pelo setor digital no governo
ucraniano, no sábado à noite.
Ele também pediu a Elon Musk
que incentive os "russos sãos" a se oporem a Putin.
Na sexta-feira, a SpaceX lançou uma segunda remessa de cerca de 50 satélites Starlink para oferecer conectividade à Internet a clientes do mundo todo. No sábado, não estava clara a capacidade dos usuários ucranianos de receber o serviço em seu território.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.