
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky / Reprodução do google.
O presidente ucraniano,
Volodymyr Zelensky, pediu por uma entrada imediata do país governado por ele à
União Europeia nessa segunda-feira (28). Pelo Twitter, por onde tem comentado
sobre as medidas diplomáticas para receber apoio em meio à guerra, Zelensky
falou que se reuniu com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Segundo ele, os dois
conversaram sobre o reforço às defesa da Ucrânia, assistência financeira e
adesão do país ao bloco. “Este é o início de uma nova página na história de nossos
estados... A Ucrânia deve se tornar parte da UE”, disse à imprensa
internacional logo depois do encontro. Mais tarde ele adicionou que “A Ucrânia
está combatendo o invasor com armas nas mãos, defendendo sua liberdade e seu
futuro europeu”.
Para Zelensky o processo de
adesão precisa de trâmites rápidos para que a entrada na zona do euro tenha
efeitos imediatos. “O nosso objetivo é estar ao lado de todos os europeus e,
mais importante, ser igual. Estou certo de que é justo. Estou certo de que o
merecemos”, afirmou o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.
O pedido é uma reiteração do
que o presidente ucraniano havia afirmado no sábado (26/2). “Está na hora de
encerrar, de uma vez por todas, a longa discussão e decidir sobre a adesão da
Ucrânia à União Europeia”, declarou logo depois de falar ao telefone com o
presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
A entrada da Ucrânia no bloco foi o pivô das manifestações de 2014 que levaram a população às ruas por mais dois meses e culminaram com a deposição do então presidente Viktor Yanukovych.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.