
Novo RG / Reprodução do google.
Pernambuco tem até março de 2023 para
iniciar a emissão do novo modelo da Carteira Nacional de Identidade. No
último dia 23 de fevereiro, o presidente Jair
Bolsonaro assinou o decreto que cria o documento. O
novo RG usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa
Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.
Atualmente, a população pode ter até 27 documentos de identidade com
números diferentes emitidos pelas unidades da federação, o que facilita a
prática de diversas fraudes e crimes. Segundo o governo, os documentos
continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de
Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de
emissão.
Em Pernambuco, o Instituto de
Identificação Tavares Buril (IITB) é o responsável pela
emissão dos documentos. Segundo o assessor do IITB, Hênio Procópio, o
Estado está preparado para emitir a nova carteira.
"Estamos em tratativas com a Receita Federal e com a gráfica que faz o
papel de sergurança para a organização de layout, a utilização do CPF e montar
um cronograma para divulgar
para a população", afirmou Hênio.
Ao receber o pedido do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. Assim, será possível verificar todas as informações do solicitante, inclusive quantas vias ele já emitiu.
"A nova identidade
é moderna, conta com diversos itens de segurança. Haverá validação eletrônica
de sua autenticidade por QR Code e a chave de identificação vai ser o CPF,
único para o Brasil todo. Essa é uma forma de otimizar, deixando um número
só para a população, tornando a troca de dados entre estados
mais segura contra fraldes", afirmou Hênio Procópio.
Ainda de acordo com o assessor do IITB, o novo documento não terá mais o número de RG e nem a
biometria expostos, mas essas informações continuarão
sendo coletadas e armazenadas no banco de dados de cada estado.
"Continuaremos coletado biometria, foto e assinatura, junto com os
documentos principais solicitados no ato do agendamento. Haverá, ainda,
mudanças na validade das carteiras de identidade. Crianças com até 11 anos
terão que renovar o documento a cada 5 anos. Acima dos 11 até 60 anos, a
validade é de 10 anos. Após os 60, o RG terá validade por tempo
indeterminado", informou Hênio.
Com o decreto, todos os estados terão até 1º de março de 2023 para se organizarem, e, a partir daí, começarem a emitir o documento. A emissão da 1ª via da nova carteira será gratuita.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.