Publicada em 07/03/2022 às 09h07.
Probióticos podem ajudar a diminuir enjoos na gravidez
Especialistas comentam funcionalidades das bactérias benéficas.



Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Davis  (UC Davis), nos Estados Unidos, apontou que o uso de probióticos pode diminuir os episódios de vômitos, enjoos e constipação durante a gravidez.


nutricionista materno infantil Belisa Alves explica que tais micro-organismos são, basicamente, bactérias benéficas já existentes no corpo e que podem ser encontradas em alimentos naturais (veja detalhes no infográfico) ou em suplementações manipuladas indicadas pelo especialista.

 

“No período gestacional, que é um período de intensas modificações, esses pontos de enjoos, náuseas, vômitos e constipação estão sendo influenciados tanto pela modificação hormonal quanto pela modificação física que está ocorrendo nesse corpo da gestante e também pelo funcionamento intestinal", disse.


"Os estudos científicos já têm mostrado que quando uma gestante é suplementada com esse uso de probióticos e prebióticos bem direcionados para a individualidade, a gente consegue, sim, reduzir esses episódios, porque a gente consegue um equilíbrio nessa flora intestinal”, acrescentou. Os prebióticos, explica, funcionam como substratos para o desenvolvimento dos probióticos.
 
Consumo consciente


A quantidade de consumo deve ser individualizada e também é importante atenção para não cometer exageros.


“Apesar de a gente estar falando na maioria das vezes de comida de verdade, de comida natural, todo o excesso pode acarretar em algum problema, em alguma dificuldade no desenvolvimento desse organismo. A maioria das gestantes chegam com a flora intestinal bastante bagunçada, bem desorganizada, com proporção muito maior de bactérias maléficas se expressando. Então, a gente precisa organizar essa microbiota para começar a ter os efeitos positivos”, destacou a nutricionista.


Tais orientações são importantes para a saúde da gestante e do bebê. “No período gestacional tudo importa, cada refeição vai ser uma oportunidade de a gente conseguir beneficiar tanto ao próprio corpo enquanto está gestante como ao bebê", comentou.


"É o primeiro contato onde esse bebê consegue começar a formar a microbiota dele, então se você está no período gestacional, comece a pensar um pouquinho sobre isso em cada refeição: o que é que você pode fazer para poder melhorar tanto seu estado de saúde como para contribuir com o desenvolvimento desse bebê?”, completou.


FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI