Cerimônia de lançamento do edital / Reprodução do Diário.
Com o objetivo de ampliar as
políticas públicas voltadas para as mulheres em Pernambuco, o governador Paulo
Câmara lançou, nesta terça-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, um
edital no valor de R$ 3,2 milhões para seleção de 64 projetos de organizações
sociais que dialoguem com as questões de gênero, raça e etnia, prevenção de
violências, formação, emprego, empreendedorismo, entre outros. As iniciativas
serão desenvolvidas em 58 municípios e as instituições vão trabalhar em cima de
propostas que favoreçam a autonomia produtiva e econômica das mulheres.
“Vamos investir mais de R$ 3
milhões para fortalecer esse segmento e chegar a todos os cantos de Pernambuco,
porque a gente sabe que isso pode ajudar cada vez mais na capacitação da
mulher, no enfrentamento à violência e na luta diária contra qualquer tipo de
discriminação. Queremos fazer isso junto com a sociedade, em um movimento
constante, incluindo outras ações que a Secretaria da Mulher vem desenvolvendo
muito bem”, pontuou Paulo Câmara, que estava acompanhado da vice-governadora
Luciana Santos.
De acordo com a secretária estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, a iniciativa visa descentralizar as políticas públicas, contemplando o máximo possível de pessoas. “Esse é o primeiro lançamento, mas a nossa ideia é que, futuramente, possamos ampliar mais, para que mais mulheres sejam beneficiadas e que possamos fomentar esse tipo de ação. Queremos chegar aos organismos não municipais, às entidades e associações. Precisamos do apoio delas, e elas, do Estado. Então, essa foi a resposta que nós demos”, explicou.
O edital será divulgado no
site www.secmulher.pe.gov.br, com prazo mínimo de 30 dias para a apresentação
das propostas, a contar da data de publicação. Após o anúncio final dos
resultados, no Diário Oficial do Estado, as ações dos projetos selecionados
serão executadas em até seis meses.
“O edital lançado hoje é mais um passo que a gente dá. As mulheres com deficiência, as associações, precisam ter uma ação nesse sentido, para ter empoderamento econômico, uma vida melhor nessa sociedade tão machista”, comemorou a coordenadora do Comitê Estadual Pró-Mulher com Deficiência, Dida Duque.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.