
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do google.
Em parceria com o
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Governo de Pernambuco realiza,
nesta terça-feira (15), o cadastro de pessoas com
deficiência interessadas em oportunidades de emprego e capacitação profissional.
A inscrição, que é presencial e gratuita, acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h no auditório
do prédio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), na Rua Gervásio Pires,
399, 1º andar, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.
"É uma iniciativa que
foca no ramo da indústria, por meio da parceria com o Senai, que fará a atração
dessas vagas”, afirma Marília Bezerra, secretária estadual executiva de
Segmentos Sociais, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança
e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco.
Ela explica que a ideia é estreitar a relação entre as pessoas com deficiência
e o mercado de trabalho: "As empresas têm a obrigação legal de
contratar um percentual mínimo de pessoas com deficiência e
vão dispor de um cadastro facilitado com possíveis candidatos a essas vagas".
De acordo com a legislação,
o quantitativo mínimo de pessoas com deficiência trabalhando nas empresas
varia de acordo com a quantidade de funcionários. Em locais com de 100 a 200
empregados, a reserva legal é de 2% das vagas. Esse índice aumenta para 3%, em
empresas com de 201 a 500 funcionários, e para 4%, quando há entre 501 e
mil empregados.
Já as instituições com mais de 1.001 trabalhadores devem reservar 5% das vagas
do quadro funcional para pessoas com deficiência.
Inclusão
O cadastro desta terça-feira é aberto para pessoas com qualquer tipo de
deficiência - física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial – e para
pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
“Se a pessoa tem alguma deficiência, está em reabilitação ou é reabilitada do
INSS pode comparecer à ação de cadastro. É preciso levar RG, CPF, laudo ou
atestado médico que comprova a deficiência. No caso de reabilitando ou
reabilitado, é necessário levar o Certificado de Reabilitação Profissional ou
declaração de reabilitando”, detalha o superintendente estadual de Apoio à
Pessoa com Deficiência, Luis Siqueira.
O último cadastro realizado com esse público havia sido em outubro, numa
parceria com a rede de farmácia Drogasil.
O acesso ao local da inscrição será liberado mediante apresentação
obrigatória do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.