Publicada em 19/03/2022 às 11h40.
Com reajuste da Petrobras, preços de combustíveis sobem até 14,4% na bomba na semana
Segundo pesquisa da ANP, gasolina acumula alta de 10,17% no ano e o diesel tem avanço de 24,5% desde janeiro.


Bombas de combustíveis / Reprodução do google.


Os preços dos combustíveis nos postos registraram novo aumento nesta semana, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A alta tem como base o período entre os dias 13 e 19 de março. O avanço é reflexo, segundo analistas, do reajuste anunciado pela Petrobras no dia 11 de março, de 18,77% para gasolina, 24,9% para diesel e 16,06% para o gás de botijão.


Segundo ANP, o preço médio do litro da gasolina subiu de R$ 6,683, na última semana, para R$ 7,267 nesta semana.  É um reajuste de 8,73%.  É a terceira semana seguida de alta. Assim, no ano, a gasolina acumula alta de 10,17%.


O preço máximo encontrado da gasolina nos postos ficou pela segunda semana acima dos R$ 8. Nesta semana, o maior preço foi de R$ 8,399 por litro  no Rio de Janeiro. Na semana anterior, o maior valor foi de R$ 8,770, até então o maior já verificado na pesquisa da ANP.


O  valor havia sido verificado na Bahia, onde está a primeira refinaria privatizada da Petrobras e cujo aumento chegou a 35% neste ano.


No caso do diesel, o preço médio do litro subiu 3,75%, passando de R$ 5,814 para R$ 6,654  nas duas últimas semanas, uma alta de 14,4%. Foi a quarta semana consecutiva de aumento nos preços nos postos. No ano, o diesel acumula avanço de 24,5%.


O gás de botijão (de 13 quilos) também subiu 9,8%, passando de R$ 102,42 para R$ 112,54 nessas duas últimas semanas.


O aumento dos combustíveis, como reflexo do preço do petróleo no exterior, veio acompanhado ainda de pressão sobre o preço do gás canalizado, que deve subir 60% até agosto.


Com o alívio no preço do petróleo no mercado internacional ao longo desta última semana, a defasagem nos preços dos combustíveis no Brasil  vendidos pela Petrobras praticamente acabou. Dados da Abicom, a associação que reúne os importadores de combustíveis, mostram que  o valor vendido do diesel no Brasil chegou a ser mais caro que no exterior duas vezes nesta última semana.


Segundo cálculos feitos pela Abicom, o litro do diesel vendido no Brasil pela Petrobras foi, em média, R$ 0,27 (6%)  mais caro que no exterior na quarta-feira e R$ 0,08 (2%) mais elevado na quinta-feira.  Nesta sexta-feira, no entanto, com o avanço do barril no exterior,  o diesel vendido no Brasil está 8% (R$ 0,40 por litro) mais barato.


Segundo fontes, a estatal já avalia que a estatal pode efetuar uma redução nos preços já na próxima semana, se o preço de petróleo continuar na faixa atual dos US$ 100.


FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI