Publicada em 22/03/2022 às 08h27.
Santa Cruz diz ter acordo com Prefeitura por desapropriação completa do CT Waldomiro Silva
Caso se concretize, Tricolor receberá R$ 10 milhões pela área de 18 mil m²; em obras de reestruturação no bairro de Dois Unidos, Prefeitura só utilizou pouco mais de 3 mil m².


CT Waldomiro Silva, do Santa Cruz — Foto: Reprodução/Internet


A desapropriação do CT Waldomiro Silva voltou à realidade do Santa Cruz. O equipamento, em nome da Associação dos Tricolores Amigos do Santa Cruz (ATASC), segundo declaração do presidente Antônio Luiz Neto à Rádio Clube, nesta segunda-feira, deve ser desapropriado pela Prefeitura do Recife em sua totalidade, cujo terreno soma 18 mil m².


O aumento muda consideravelmente a quantia que os corais esperam receber: de R$ 1,18 milhão pela área já construída no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife, para R$ 10 milhões - como anteriormente era previsto.


- A Prefeitura conscientizou-se que a lei da desapropriação permite que seja feita de forma parcial, mas nós demonstramos a eles que de forma parcial não adquire o objetivo da finalidade do imóvel. E nós deixamos de ter o CT. Então, a Procuradoria da Prefeitura e os profissionais da Secretaria de Habitação e de Saneamento se conscientizaram do erro que houve no último laudo - explicou o dirigente.


Isso porque, dos 18 mil m² de terreno, apenas 3.168.63m² foram utilizados pela Prefeitura no projeto de reestruturação do bairro de Dois Unidos. A desapropriação do centro de treinamento Waldomiro Silva, validada à época pelo prefeito Geraldo Júlio, no ano de 2020, deu lugar a projetos estruturais com a construção de uma via pavimentada e de uma ponte, além da implantação de um sistema de drenagem, esgotamento sanitário e construção de prédios habitacionais.


O processo corre na Justiça desde 1994, mas só teve atualizações substanciais em 2016, quando o Santa Cruz, pela primeira vez, teve uma sentença ao seu favor - posteriormente recorrida pela Prefeitura do Recife, que solicitou reanálise do caso.


O pedido, porém, moveu o Tricolor a entrar com outro recurso de revisão. Hoje, o processo - arquivado em abril de 2020 e desarquivado em setembro do ano seguinte - se encontra pendente de julgamento, pois está no aguardo da intimação do Município, que ainda não se manifestou.


Em contato com a reportagem do ge, a assessoria da Secretaria de Saneamento do Recife, responsável por tocar a desapropriação do CT Waldomiro Silva, emitiu nota oficial, mas sem indicar que um acordo com a atual gestão do Santa Cruz foi feito. Segue o comunicado abaixo.


A Prefeitura do Recife informa que, após a desapropriação parcial do terreno onde funcionava o CT do Santa Cruz, continua avaliando possíveis usos para o restante do imóvel. Desde o início do processo de desapropriação, a Prefeitura está em permanente diálogo com todos os envolvidos, mas não temos conhecimento de que Antônio Luiz Neto tenha vindo à PCR se encontrar oficialmente com o prefeito desde que reassumiu a presidência do Santa Cruz.


O ge também procurou o Santa Cruz. O diretor jurídico do clube Lucas Gouvea respondeu que, oficialmente, não há avanços na questão.


- Não houve nenhuma movimentação formal no processo da desapropriação, de modo que o Santa Cruz não pode contar com qualquer valor referente à desapropriação do CT Waldomiro Silva. Ele segue objeto de litígio judicial.



FONTE: GE.GLOBO.COM/PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI