
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) fez um alerta aos motoristas que perderam a placa do carro durante o período de chuvas intensas dos últimos dias. Os condutores afetados devem comparecer a um ponto de atendimento do Detran, onde precisam solicitar a ordem de emplacamento. De posse da ordem, os motoristas podem ir até uma das lojas de placas credenciadas para providenciar um novo emplacamento.
Para fazer a solicitação de nova placa dianteira não é necessário realizar vistoria prévia. Já no caso da placa traseira, só é possível obter a ordem de emplacamento após realização de inspeção veicular. De acordo com o Detran, o serviço está sendo disponibilizado sem necessidade de agendamento durante os dias 23 de março a 5 de abril de 2022.
Para os veículos que ainda estão com a placa cinza, será necessário realizar uma nova vistoria e, em seguida, implementar o modelo de identificação do modelo Mercosul. Já os veículos que têm a placa Mercosul e que perderam a placa traseira, deveram fazer vistoria, além de realizar a ordem de emplacamento.
O Detran lembrou a importância da regularização do veículo. O Código de Trânsito Brasileiro – CTB, determina que conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação é considerada infração gravíssima, resultando em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma multa de R$ 293,47, além disso, o carro é apreendido.
Serviço:
Ordem de Placa – R$ 40,61
Vistoria para veículos com até 9 lugares – R$ 59,27
Vistoria para veículos com mais de 9 lugares – R$ 72,91
FONTE: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR