
Pernambuco
autorizou a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) da
vacina contra a Covid-19 em idosos acima dos 65 anos que receberam a
primeira dose de reforço há quatro meses.
A informação foi
divulgada no início da tarde nesta sexta-feira (25) pela Secretaria
Estadual de Saúde (SES-PE) após reunião com o Comitê Técnico Estadual
para Acompanhamento da Vacinação com representantes municipais e
Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no Recife
Segundo a
SES-PE, mais de 600 mil (654.654) pessoas já receberam a primeira
imunização de reforço em Pernambuco, considerando a faixa etária acima
dos 65 anos. A chamada 4ª dose deve ser aplicada passados quatro meses
do primeiro reforço.
“O avanço na faixa etária, neste momento, é
importantíssimo diante do chamado envelhecimento do sistema
imunológico, tendo em vista que a grande maioria da população idosa já
contabiliza mais de quatro meses do recebimento da sua dose de reforço.
Hoje, o cenário de circulação viral em Pernambuco se constitui de
maneira bastante positiva, com taxa média de ocupação de leitos abaixo
dos 40% em nossas unidades e taxa de positividade para novos casos
girando entre 5 e 6%. Mesmo com esses números, não podemos nos descuidar
na proteção dos pernambucanos”, destacou o secretário estadual de
Saúde, André Longo.
Os municípios pernambucanos já podem inserir
em suas estratégias locais a vacinação deste público, que de acordo com
recomendação técnica do Ministério da Saúde pode ser feita com os
imunizantes da Janssen, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR