É FAKE! / Reprodução do g1.
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem diz que colocar um pote com vinagre no ambiente ajuda a eliminar o mosquito da dengue. É #FAKE.
"Peguei uma vasilhinha, coloquei no meu quarto anteontem e o chão amanheceu cheio de mosquito morto. Agora estava aqui vendo televisão com a minha esposa, estava empesteado de mosquito, coloquei a vasilhinha de vinagre ali tem mais ou menos uma hora ou até menos. Olha aqui o resultado", diz o homem, no vídeo falso intitulado "vinagre contra o mosquito da dengue."
A pesquisadora Sara Oliveira, do InfoDengue, iniciativa da FioCruz e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o monitoramento das doenças relacionadas ao Aedes, afirma que não há comprovação científica de que o vinagre ajuda a afastar o mosquito Aedes aegypti do ambiente e que o ácido acético possui ação larvicida e ovicida.
De acordo com ela, a confusão pode ser devido a um estudo sobre uso do ácido fenil acético extraído da bactéria Streptomyces collinus, que tem sido estudado como larvicida e ovicida para aedes.
Também consultada, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, afirma que não há evidências científicas quanto à eficácia do vinagre para essa finalidade.
"Esse procedimento não é capaz de substituir os meios preconizados para combate ao mosquito da dengue", diz, em nota.
O essencial, de acordo com os especialistas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, é que o cidadão elimine os criadouros de mosquito de seu imóvel (recipientes com potencial para acumular água) e, assim, impeça a proliferação dos insetos.
Os procedimentos corretos são:
Manter os pratos de vasos de
flores e plantas com areia;
Guardar garrafas com a boca
virada para baixo;
Limpar sempre as calhas dos
canos;
Não jogar lixo em terrenos
baldios;
Colocar o lixo sempre em sacos
fechados;
Manter baldes, caixas d´água e
piscinas sempre tampados;
Deixar pneus ao abrigo da
chuva e da água;
Eliminar copinhos plásticos,
tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
Furar latas de alumínio antes
de ser descartadas para não acumular água;
Lavar bebedouros de aves e
animais pelo menos uma vez por semana;
Atentar para a água que fica
retida na bandeja atrás da geladeira;
Verificar vasos sanitários em banheiros usados com pouca frequência.
Casos de dengue dobram em todo o Brasil em 2022, de acordo com boletim do Ministério da Saúde. Foram quase 465 mil casos da doença no Brasil entre janeiro e abril. Um aumento de mais de 100% em comparação ao ano passado. 131 pessoas morreram por causa da doença e outras 191 mortes ainda são investigadas.
FONTE: G1.