
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Diário de Pernambuco.
Na última sessão plenária do ano, o clima de despedida
tomou conta da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Isso porque a
reunião desta quarta-feira (21) também marcou o fechamento da 19ª Legislatura,
encerrando o mandato de deputados como Priscila Krause (Cidadania), que será
vice-governadora a partir de janeiro, e Teresa Leitão (PT), eleita a primeira
senadora do estado. Parlamentares que não conseguiram a reeleição no pleito
deste ano também se despediram da Casa.
Como de praxe, a sessão foi comandada pelo presidente da
Mesa Diretora, Eriberto Medeiros (PSB), que iniciou a reunião pedindo um minuto
de silêncio em memória das vítimas do policial militar Guilherme Barros, que
disparou contra a esposa e quatro colegas de farda na terça-feira (20). Em
seguida, o deputado fez um discurso protocolar, destacando as atividades
realizadas pela Alepe durante o último ciclo e a importância do Legislativo
pernambucano.
"Só nos resta, aqui, agradecer a todas as senhoras e
senhores, nobres colegas, a oportunidade da convivência nesta Casa, o
aprendizado, a confiança que nos foi dada e por três vezes as senhoras e
senhores me conduziram e confiaram a oportunidade de presidir um poder tão
importante como a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco", disse o
parlamentar, eleito deputado federal em outubro.
Concluindo o quinto mandato na Alepe, Teresa Leitão fez
um longo discurso de despedida na tribuna do plenário. Professora de formação,
a petista afirmou ter aprendido muito na Casa. "[Aqui] amadureci, vi os
dois lados de atuação como bancada de governo, da base, e bancada de oposição.
Aliás, fui eleita no primeiro mandato como oposição e hoje, não apenas saio do
último mandato como base do governo, mas eleita senadora pela aliança de
sustentação a esse governo, a Frente Popular. Agradeço a todos e todas que
caminharam comigo por todos esses anos e, em especial, neste momento eleitoral.
Os que concordaram, os que discordaram, os que deram a mão, os que acreditaram,
os que me desafiaram."
Deputada estadual desde 2015, Priscila Krause também
deixou a Casa de Joaquim Nabuco nesta quarta. Eleita vice-governadora na chapa
de Raquel Lyra (PSDB), Krause encerrou sua passagem pelo Legislativo com uma
fala emocionada em que mencionou o "espírito democrático" de
convivência com os pares nos últimos oito anos de trabalho parlamentar.
"Pernambuco me trouxe até aqui e é com Pernambuco que firmo meu
compromisso de fazer dessa construção de 18 anos, dos quais oito passei nesta
Assembleia Legislativa, a base para o futuro que se aproxima."
A última reunião dos deputados estaduais pernambucanos
também marcou a despedida das Juntas (PSOL), primeiro mandato coletivo eleito
no estado e oficialmente representado pela ambulante Jô Cavalcanti, e de um dos
parlamentares mais experientes da Casa, o ex-prefeito de Caruaru José Queiroz
(PDT) — ambos tentaram a reeleição, mas não obtiveram êxito. Dos 49 deputados,
24 conseguiram se reeleger.
A Alepe entra em recesso a partir desta semana e retorna às atividades em 1º de fevereiro, quando será definida a nova Mesa Diretora.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.