Publicada em 01/08/2016 às 08h17.
Lei Maria da Penha completa 10 anos com queda de feminicídios
Lei de proteção contra a violência doméstica entrou em vigor em agosto de 2006.

No próximo domingo (8), a Lei Maria da Penha completa dez anos de existência. Sancionada em 2006, a lei protege mulheres contra violência doméstica.


Segundo a pesquisa Avaliando a Efetividade da Lei Maria da Penha, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no ano passado, estima-se que a lei tenha reduzido em cerca de 10% a projeção de homicídios domésticos que era calculada antes de a lei ser sancionada.


No país, a taxa de assassinatos de mulheres dentro de casa era de 1,1 para cada 100 mil habitantes em 2006 e passou para 1,2 para cada 100 mil habitantes em 2011. Embora não tenha revertido os números, a legislação ajudou a travar o aumento da violência.


Autora da lei, a deputada Jandira Feghali afirma que, nesses 10 anos, as pessoas passaram se sentir mais protegidas.


Origem


O nome da lei é emprestado de Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica que sofreu tentativa de homicídio pelo próprio marido em 1983. Após levar um tiro de Marco Antônio Heredia Viveiros, a mulher ficou paraplégica.


Depois de se recuperar, ela foi mantida em cárcere privado e sofreu nova tentativa de assassinato, dessa vez por eletrocução.


Maria da Penha teve de recorrer à Justiça para sair de casa com as três filhas. Nove anos depois da segunda tentativa de homicídio, Heredia foi condenado a oito anos de prisão. Ele foi libertado em 2002. As denúncias de violência doméstica podem ser feitas pelo canal Ligue 180 ou pelo Disque 100.


Notícia ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI