São José é padroeiro da cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)
O dia de São José é comemorado no dia 19 de março. Em Pernambuco, o pai adotivo de Jesus é padroeiro de 23 municípios e parte da cultura da agricultura no estado, já que, para os agricultores, se chover até o dia em homenagem ao santo, é sinal de que o período será favorável para o plantio e lavoura. Para celebrar a data, diversas paróquias realizam missas e celebrações em homenagem ao santo.
No domingo (19), o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido presidirá, às 08h, missa solene no encerramento da festa do padroeiro da paróquia de São José, no bairro de Casa Caiada, Olinda, e às 16h, a missa na festa do padroeiro da paróquia de São José, no povoado de Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. Neste ano, a data coincide com um Domingo de Quaresma.
No Sertão do estado, São José é padroeiro de Bodocó, Custódia, Dormentes, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito. No Agreste, Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, Frei Miguelinho, Surubim, Venturosa e Vertentes. Na Zona da Mata, o santo é padroeiro de Água Preta, Amaraji, Chã Grande, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Carpina. No Grande Recife, Abreu e Lima tem o santo como padroeiro.
Um dos eventos em homenagem a São José no Grande Recife é a festa no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife, celebrando o cinquentenário da capela São José Esposo de Maria, que faz parte da paróquia de Santa Maria Mãe de Deus, na Macaxeira. A igreja foi construída em 1967, como símbolo da devoção de José Sabino Campos, um dos moradores da localidade, falecido em 1959.