(Imagem: 10º BPM)
A Polícia Militar de Rio Formoso, no Litoral Sul do estado, dispersou com gás de pimenta um protesto pacífico de trabalhadores da usina Cucaú, na última quinta-feira (17). Os trabalhadores reivindicaram ações trabalhistas e, de acordo com a assessoria de comunicação da PM, não aceitaram as tentativas de acordo ao longo do dia.
O protesto começou por voltada das 10h. Após receber informações de que os protestantes estavam impedindo a entrada de veículos e de trabalhadores na indústria, os policiais decidiram seguir ao local para tentar um acordo entre eles e os representantes da empresa. Entretanto, mesmo com as tentativas de mediar o conflito, as autoridades não conseguiram êxito no controle da crise.
Ainda de acordo com a assessoria, por volta das 18h, a polícia iniciou um processo de desobstrução da via pública, utilizando gás de pimenta, bombas de efeito moral e munições de elastômeros. O procedimento permitiu a liberação da estrada e a consequente normalização das atividades da indústria.
A manifestação terminou às 20h35. Três pessoas foram conduzidas à delegacia plantonista de Tamandaré e indiciadas por desacato e desobediência. Após oitiva com o delegado, elas assinaram um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrências) e foram liberadas.
(Imagem: 10º BPM)