
Processo de
demolição começará nesta sexta-feira - Foto: Júnior Soares/Folha-PE.
O edifício Marquês de Felipe, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, começará a ser demolido na manhã desta sexta-feira (5). O processo tem conclusão prevista para o próximo domingo (7). O imóvel está entre os 110 com risco de desabar na cidade e havia sofrido interdição em 2004.
Na manhã desta quinta-feira (4), a Defesa Civil do município fez a retirada de moradores e alguns objetos.
O local, situado na rua Professor Olímpio Magalhães,
servia como moradia para aproximadamente 10 pessoas, que agora se acomodam em
casas de amigos ou familiares, ou ainda na República, um espaço de acolhimento
disponibilizado pela Prefeitura de Olinda. Um cadastro desses moradores será
feito em breve, para o recebimento do auxílio-moradia. O valor, no
entanto, ainda não foi informado.
A empregada doméstica Roseli Marques, de 43 anos, é uma dessas pessoas. Junto da filha, ela morava num dos apartamentos do primeiro andar do edifício Marquês de Felipe. A falta de alternativa por uma moradia segura foi o caminho que as levou ao imóvel interditado.
"Eu sinto muita tristeza. Não tinha condições de
ficarmos nesse prédio, porque quando chove entra muita água e ele pode desabar
a qualquer momento. Não tem condições de a gente viver aqui. Eu morava porque não
tinha para onde ir", disse Roseli.
O que diz a Caixa
Garantidora das obrigações que envolvem a apólice de
seguros dos financiamentos habitacionais dos edifícios Leme e Marquês de
Felipe, a Caixa Seguradora, em nota, disse que “está atuando de forma
diligente e procedendo ao levantamento das informações referente aos imóveis
que foram objeto de ação judicial pelos mutuários que tinham o seguro para seus
financiamentos imobiliários”.