
Foto: Divulgação.
A
Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29) o pagamento de uma
nova parcela do programa Pé-de-Meia. Nesta etapa, cerca de 3,5 milhões de
estudantes do ensino médio da rede pública serão contemplados com o incentivo
financeiro.
Os
depósitos serão feitos em contas Poupança Caixa Tem abertas automaticamente em
nome dos estudantes. Os valores poderão ser movimentados preferencialmente pelo
aplicativo Caixa Tem.
Os
pagamentos ocorrerão de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do
beneficiário. Estudantes nascidos em janeiro e fevereiro recebem no dia 29 de
setembro. Os nascidos em março e abril terão o pagamento em 30 de setembro;
maio e junho, em 1º de outubro; julho e agosto, em 2 de outubro; setembro e
outubro, em 3 de outubro; e novembro e dezembro, em 6 de outubro.
Como acessar o benefício
Além
da movimentação pelo aplicativo Caixa Tem, os estudantes podem solicitar
gratuitamente o cartão Pé-de-Meia para realizar compras e pagamentos. Também é
possível sacar o benefício nos terminais de autoatendimento da Caixa utilizando
biometria cadastrada, mesmo sem o cartão.
Informações
sobre frequência escolar, situação do benefício e regras do programa podem ser
consultadas no aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Já
os dados sobre o pagamento estão disponíveis nos aplicativos Caixa Tem e
Benefícios Sociais.
O que é o Pé-de-Meia
Criado
pela Lei nº 14.818/2024, o Programa Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro a
estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que
cumpram os critérios de frequência escolar e as demais regras estabelecidas
pelo Ministério da Educação.
Além das parcelas pagas ao longo do ano, o programa prevê um bônus anual de R$ 1 mil para estudantes aprovados ao fim do ano letivo. Os alunos que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao concluírem o 3º ano também recebem um adicional de R$ 200, pago em parcela única.
FONTE: FOLHA PE.