
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Diário de Pernambuco.
Os ministérios da Igualdade Racial do Brasil e da
Igualdade da Espanha assinaram, nesta terça-feira (23), nota conjunta sobre os
repetidos casos de racismo contra o atleta brasileiro Vinícius Júnior, que joga
como ponta esquerda no clube espanhol Real Madrid. No documento, os dois
ministérios declaram solidariedade incondicional ao atleta brasileiro, vítima
de cânticos racistas no último fim de semana, antes e durante a partida entre o
Real Madrid e o Valencia, no Estádio Mestalla.
A nota ressalta ainda a mais contundente e absoluta
condenação ao racismo no esporte e à violência que ele gera e que constitui
grave violação dos direitos humanos e “perpetua a desigualdade e a
discriminação em todos os âmbitos da sociedade".
No texto, as autoridades exigem providências imediatas e
contundentes. "É obrigação de todas as instituições competentes
responderem com a maior diligência para agir contra este e todos os casos que
ocorrem no campo desportivo e que não podem ficar impunes, garantindo o acompanhamento,
proteção e reparação das vítimas desses crimes."
Em entrevista à imprensa, em Brasília, a ministra da
Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, confirmou que o Ministério Público
da Espanha já foi notificado sobre o comunicado conjunto para investigar o
caso. “[Eles] foram notificados, e a gente vai acompanhando e dando seguimento
a tudo que a gente falou ontem. Agora, é questão de honra! Para que, além de
combater, essas pessoas racistas sejam identificadas e punidas devidamente.”
Anielle destacou o fato de sete pessoas já terem sido
presas naquele país por envolvimento em um caso de janeiro de 2023, quando um
boneco suspenso e enforcado foi associado ao atacante brasileiro e também a
detenção dos suspeitos de proferir insultos racistas contra o jogador, durante
partida esportiva do último domingo.
Acordo bilateral
Em 9 de maio, os ministérios da Igualdade Racial do Brasil e da Igualdade da Espanha assinaram, em Madri, um memorando de entendimento de combate ao racismo, à xenofobia e a formas correlatas de discriminação. Um dos destaques do acordo é exatamente a previsão de que os países “dediquem atenção especial à luta contra o racismo nas atividades esportivas”.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.