
Governadora Raquel Lyra realizou a abertura oficial da
Semana do Meio Ambiente em Pernambuco Foto: Miva Filho / Reprodução: Diário de
Pernambuco.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), O Governo de Pernambuco destinou R$ 1,5 milhão para recuperação física das instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), localizado na Zona Norte do Recife. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Pernambuco, que segue com extensa programação até o próximo domingo (11).
A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no
evento.
Ainda durante a solenidade, a governadora entregou um
mico-leão-dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade (ICMBio). O animal, que consta na lista oficial da fauna
brasileira ameaçada de extinção, foi encontrado na cidade de Petrolina.
Resgatado, foi levado para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre
(Cemafauna), em Petrolina, e de lá foi transferido para o Cetras Tangará.
“Estamos liberando esse investimento para que os
profissionais e animais que vivem aqui possam viver em melhores condições. O
nosso governo quer deixar como legado um Pernambuco mais sustentável, com
diretrizes claras e com estruturação de uma política pública transversal que
permita que possamos cuidar melhor do nosso Estado”, destacou Raquel
Lyra.
Tendo como tema central “Pernambuco Impulsionando
Soluções”, a Semana de Meio Ambiente inclui atividades que vão desde
seminários, apresentações culturais, exposições, palestras e trilhas, até
interações com os animais do Parque de Dois Irmãos, mutirões de limpeza,
plantio de mudas, soltura dos animais, oficinas e capacitações.
De acordo com Ana Luiza Ferreira, secretária de Meio
Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, o principal objetivo da
programação é fazer com que a população se conscientize sobre a preservação da
natureza. “Por muito tempo, a gente viveu como se os recursos humanos tivessem
uma fonte inesgotável. E já está claro para todo mundo que não é bem assim.
Precisamos ter muita consciência e responsabilidade no trato com o meio
ambiente”, enfatizou.
Também participaram da solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), José Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); os presidentes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta dos Santos; da Agência Pernambucana de Águas e Climas, Suzana Montenegro; e o gerente Nordeste do ICMBio, Rafael Laia.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.